Wade Young vence Porto Extreme XL Lagares

Wade Young vence Porto Extreme XL Lagares

Carrocel, Enduro

Wade Young vence Porto Extreme XL Lagares 2017

A 13ª edição do Porto Extreme XL Lagares realizou-se no passado fim-de-semana, nos dias 27 e 28 de Maio. A edição deste ano contou com uma das melhores listas de inscritos dos últimos anos, na habitual participação de 250 pilotos.

Os participantes nesta prova receberam prémios em dinheiro, atribuídos de acordo com as classificações e as provas em que participaram (prólogo ou toda a corrida).

No que disse respeito ao percurso, o prólogo do evento, que foi disputado no sábado na Praça da Ribeira na cidade do Porto, contou com um magnifico sunset, aberto ao público, onde os pilotos cumpriram um percurso de 1,5 km com diferentes obstáculos, que puseram à prova as suas capacidades, ao longo de todo o dia.

Seguiu-se a sempre espectacular especial nocturna, num total de 7 quilómetros e que teve o seu inicio pelas 20 horas.

No domingo, último dia de prova tivemos a acção principal, onde os pilotos tiveram de cumprir 2 voltas a um circuito com cerca de 25 km de extensão, percorrendo os trilhos de Paredes e Penafiel, em especial na freguesia de Lagares, localidade onde nasceu este evento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Facto inegável é que Wade Young alcançou a vitória na Extreme XL Lagares. O sul-africano impôs-se a Jonny Walker e Alfredo Gómez. Pol Tarrés averba um épico quarto lugar e Mario Román abandonou, por avaria, quando liderava a prova.

Poderemos dizer que a 13ª edição da Extreme XL Lagares foi “A” corrida do ano no mundo do Hard Enduro. Não apenas pelo elevadísimo nivel dos pilotos incritos, mas também pela excelente organização, sob a batuta do Paulo Moreira Melicia, dureza e espectacular traçado. Para além disso, uma assistência de milhares de pessoas que conferiram côr e animação à prova durante todo o fim de semana.

Depois de um Prólogo realizado bem no coração da cidade do Porto, considerado inequivocamente o prólogo mais espectacular do panorama off road internacional, onde Alfredo Gómez alcançou a vitória mas “marcado” de perto pelo seu companheiro Jonny Walker e por Mario Román, seguiu-se a especial nocturna em modo de SuperEnduro e onde foi novamente Alfredo Gómez o vitorioso.

 

Corrida infernal e com muita água
Se há algo que caracteriza as provas organizadas pelo Melicias Team é a dureza. Domingo na XL Lagares é sempre o “prato forte” e onde se decide quem vence. Três voltas de verdadeiro hard enduro onde não há tempo nem para “respirar”. Apenas os super homens conseguem completar as três voltas. Muitas zonas de rio, pedra, arvoredo, barro e raízes e, para além disto tudo, este ano a chuva que não deu tréguas.
Na última volta do dia, Wade Young aumentou o ritmo e Walker não conseguiu acompanhar. Outro grande triunfo para o piloto da Sherco com a dupla da KTM na peugada. Em quarto lugar chegava Pol Tarrés que rubricava o melhor resultado do ano e que se consagra como um dos grandes da disciplina. Travis Teasdale e Manuel Lettenbinchler fechavam o grupo principal em 5º e 6º respectivamente.

Com este resultado Wade Young consolida a sua posição de líder do ranking das World Hard Enduro Series.

Classificação:

A próxima grande corrida será o Erzbergrodeo em finais de Junho…

Photos: João da Franca