Triunfo de Hamilton no Japão

Triunfo de Hamilton no Japão

Carrocel, Formula 1

Triunfo de Hamilton no Japão

Lewis Hamilton tem quase por garantido o título ao vencer em Suzuka frente aos Red Bull e ao abandono de Vettel. Mas falta esse “quase” quando o que pode dar como certo é que faltam 4 provas e 100 pontos disponíveis para terminar a temporada e muita coisa pode, ou não, acontecer. O quarto título para o britânico poderá mesmo acontecer já nos Estados Unidos caso vença e Vettel não consiga melhor que o 6º lugar.

59 pontos! É a vantagem que Hamilton traz na bagagem do circuito japonês de Suzuka. Há um ano atrás foi precisamente aqui que o piloto britânico começou a ver o título a escapar-se-lhe frente a Rosberg. Este ano parece antever-se um desfecho diferente…

Por seu turno, Vettel continuou a debater-se com os problemas que têm ensombrado a Ferrari neste final de temporada e que, ao que parece, lhes vai destruir este que parecia um auspicioso 2017. Na grelha de partida foi detectada uma falha numa vela de ignição do seu motor e o piloto alemão apenas conseguiria dar cinco voltas antes de se retirar com falta de potência.

Após o abandono Vettel declarou: “É normal ser-se crítico, especialmente quando as coisas dão errado, mas agora é preciso proteger a equipa. Fizemos um trabalho incrível até agora. Por vezes é assim e é claro que dói e que estamos desapontados”.

Com Vettel fora da corrida, Hamilton teve caminho aberto para rubricar a vitória, mas não tão fácil como ele estaria à espera. Verstappen deu luta até ao final mas o britânico aguentou na frente mesmo que com os pneus a degradarem-se e o carro a vibrar para vir a cruzar a meta em primeiro. Nos pitstops, a Mercedes conseguiu a estratégia necessária, ao deixar Lewis passar Bottas e deixar este a fazer de tampão a Verstappen. Um controlo táctico que resultou na perfeição para Hamilton. Os dois Red Bull ladearam-no no pódio.

Classificação do GP F1 do Japão

No Campeonato de Construtores, a Mercedes tem agora 540 pontos, a Ferrari 395 e a Red Bull 303.

O GP de F1 dos Estados Unidos, em Austin, é daqui a duas semanas.

Classificação no Campeonato