Tiago Ferreira é vice-campeão mundial de Maratona BTT

BTT, Carrocel

Tiago Ferreira é vice-campeão mundial de Maratona BTT

O ciclista português Tiago Ferreira sagrou-se este domingo vice-campeão mundial de Maratona BTT (XCM), uma corrida disputada em Singen, Alemanha, que se decidiu ao ‘sprint’, com triunfo do austríaco Alban Lakata.

Os 98 quilómetros da maratona alemã foram marcados por muito terreno a rolar, o que obrigou os trepadores mais fortes a aproveitar as poucas subidas do terreno, com Tiago Ferreira a assumir a iniciativa, mas a não conseguir defender o título mundial conquistado na época passada.

“Nos poucos topos aumentei o ritmo, sem ir ao limite, mas testando os adversários e tentando reduzir o grupo da frente. Ficou um grupo com cerca de dez corredores. Eu e o Lakata acelerámos na subida mais longa de alcatrão, ficando na frente um grupo de quatro”, explicou o português, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

O quarteto era constituído pelo corredor português, pelos austríacos Alban Lakata e Daniel Geismayr e pelo holandês Mathieu van der Poel. A cerca de 15 quilómetros do fim, após nova investida de Tiago Ferreira e de Alban Lakata, o holandês ficou para trás, com o título a ser disputado ao ‘sprint’.

Lakata acabou por se impor em 03:17.25 horas, com Ferreira e o terceiro classificado, Geismayr, a um segundo.

“No último quilómetro, eu e o Alban Lakata forçámos mais uma vez para discutir o triunfo. Ele foi mais rápido. É um justo vencedor e dou-lhe os parabéns”, resumiu.

Também o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, se mostrou feliz com o desempenho de Tiago Ferreira: “Foi mais um dia espetacular do Tiago. Fez uma excelente corrida, a nível tático e físico, escrevendo outra página brilhante do ciclismo português. Merece por tudo aquilo que trabalhou para aqui se apresentar ao mais alto nível”.