Silk Way Rally - Os altos e baixos da 9ª etapa

Silk Way Rally – Os altos e baixos da 9ª etapa

Carrocel, SilkWay Rally

Silk Way Rally – Os altos e baixos da 9ª etapa

Etapa 9 – Ürümqi-Hami “As dunas douradas” 719,55 kms
Terreno: 55% pistas (cascalho e areia) e  45% off-road (areia e vegetação)
ALTITUDE: 58-974m

Despres e Castera conquistar a vitória debaixo do calor sufocante e das primeiras dunas do Silkway Rally 2016, enquanto Airat Mardeev conquistou a vitória na etapa colado ao pára-choques traseiro do líder da categoria Martin Van Den Brink.

Silk_Way_rally_2_18_07_16As temperaturas na 9ª etapa, entre Ürümqi e Hami, chegaram aos 45 ° Celsius, aquando da passagem dos concorrentes por um dos pontos mais baixos da Terra, no lago seco de Ayding, no Turpan. Cyril Despres e David Castera (Peugeot 2008 DKR) foram os mais rápidos do dia e conseguiram ampliar a vantagem para 12m17s à geral. Sébastien Loeb e Daniel Elena perderam quase 10 minutos num “atascanso” nas dunas de Gobi, mas recuperaram algum do tempo perdido fazendo o segundo melhor tempo do dia a 05m19s dos líderes.

Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret foram os terceiros mais rápidos e encerraram o pódio a 08m29s. Yazeed Al Rahji e Timo Glottschalk, ficaram em quarto a 11m40s, passando os seus colegas da mini, Vladimir Vasilyev e Konstantin Zhilstov, ocupando agora a 3ª posição na geral. Harry Hunt e Adreas Schulz completaram o Top 5 e são agora também em quintos na geral.

Camiões

02m07s é tudo o que separa os três primeiros na categoria. Com a vitória na 9ª etapa, Airat Mardeev fica apenas a escassos 1 minuto e 41 segundos do líder geral Martin Van Den Brink. Em terceiro lugar no dia, Dmitry Sotnikov esta a 02m07s do holandês. Edouard Nikolaev foi o na tirada de hoje, enquanto Anton Shibalov pôs o seu Kamov na quarta posição do dia e conquistando as quatro primeiras posições na etapa. Van Den Brink perdeu muito tempo após as dunas com o seu Renault a entrar em modo de segurança, para não sobreaquecer o motor, ficando com o quinto tempo a 28m51s de Mardeev.

Amanhã

A 10ª etapa do Silk Way Rally 2016, ligará Hami a Dunhuang (525,24 km com 340,40 km de especial) será mais um dia muito quente com pistas de terra, cruzamentos, barranco e vales onde abundam pedregulhos ao longo das bermas. Para ajudar o sector cronometrado irá atingir uma pico a cerca de 2.000 metros acima do nível do mar.