Shakedown: Mikkelsen toma o pulso ao Citroen C3 WRC

Shakedown: Mikkelsen toma o pulso ao Citroen C3 WRC e Sordo vence

Carrocel, Destaque, Noticias, Rallis

Shakedown: Mikkelsen toma o pulso ao Citroen C3 WRC e Sordo vence

O shakedown do Rali de Itália/Sardenha apresentou diferentes questões aos pilotos da Citroën Total Abu Dhabi WRT. Com sete passagens pela especial, Andreas Mikkelsen foi o mais rápido a ganhar confiança ao volante do C3 WRC, alcançando o piloto norueguês o 4º melhor tempo, naquela que foi a melhor prestação dentro da equipa.

– Com a chegada à equipa Citroën Total Abu Dhabi WRT de Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger, juntando-se a Kris Meeke/Paul Nagle e a Craig Breen/Scott Martin, esta foi o centro das atenções em véspera do início do Rali de Itália/Sardenha.

– Com 4,15 km de extensão, o shakedown de Olmedo permitiu às equipas tomar o pulso às estradas da Sardenha.

– No final da sua primeira volta, Meeke regressou ao Parque de Assistência para que a equipa pudesse mudar uma peça da suspensão que se soltou. O piloto britânico regressou depois ao troço, para completar as três passagens obrigatórias, alcançando o 7º melhor tempo, com 2m33,6s.

– Desejando preservar os seus pneus antes da partida para o rali mais exigente da temporada, Craig Breen fez as suas três passagens e foi 11º, com 2m35,3s.

– De todos os pilotos da frente, Andreas Mikkelsen foi o que fez mais passagens pela classificativa. Após as três primeiras voltou à assistência para fazer acertos no seu set-up, realizando depois mais quatro. Num troço perfeitamente limpo, o norueguês alcançou a 4ª melhor marca da manhã, com 2m33,1s.

– As viaturas começaram a sair do Parque de Assistência de Alghero a partir das 17h00 locais (16h00 em Portugal). Traçado num velho terreno de motocross, a curta especial de Ittiri irá estabelecer uma primeira hierarquia. Segue-se uma longa ligação até Olbia, finalizando-se este primeiro dia com a entrada em Parque Fechado.

 

O QUE ELES DISSERAM

KRIS MEEKE: “Tivemos um pequeno problema técnico na primeira passagem. Nada sério, sendo que este primeiro teste é também utilizado para verificar se tudo está a funcionar no carro. Tendo regressado à assistência, fizemos duas outras alterações. A estrada já estava muito cavada e havia mais do que um caminho. É difícil trabalhar nos set-ups nestas condições mas os nossos tempos eram muito bons. Estou ansioso pelo início do rali.”

 

CRAIG BREEN: “Este shakedown não foi fácil de apreender, mas correu tudo bem. Mesmo se uma especial de 4 quilómetros não pode representar o todo de um rali, aprendemos algumas coisas interessantes. Para preservar os nossos pneus para os próximos dias, fizemos uma escolha que não era a ideal. Tendo isto em conta, estamos satisfeitos com o nosso tempo. Melhorámos a 10 segundos entre a primeira e a terceira passagem, o que ilustra como encontrar estradas mais limpas é importante na Sardenha.”

 

ANDREAS MIKKELSEN: “Esta manhã, a prioridade era ter uma boa sensação ao volante do Citroën C3 WRC. Ainda estou na fase de descoberta e este primeiro teste permitiu-me entrar em ‘modo rali. Com o que já tinha aprendido durante o meu dia de testes, permitiu-me aumentar o meu conhecimento do carro, as suas reações nestas e naquelas condições, etc.. Tudo é uma questão de feeling no rali e é isso que estamos a construir ao longo dos quilómetros.”

 

RALI RALI DE ITÁLIA / SARDENHA 2017
CLASSIFICAÇÃO DO SHAKEDOWN

  1. Sordo / Marti (Hyundai i20 WRC) 2’31’’8
  2. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 2’32’’0
  3. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC)
  4. Mikkelsen / Jaeger (Citroën C3 WRC) 2’33’’1
  5. Lappi / Ferm (Toyota Yaris WRC) 2’33’’1
  1. Paddon / Kennard (Hyundai i20 WRC) 2’33’’2
  2. Meeke / Nagle (Citroën C3 WRC) 2’33’’6
  3. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 2’33’’7
  4. Hänninen / Lindstrom (Toyota Yaris WRC) 2’34’’2
  5. Ostberg / Floene (Ford Fiesta WRC) 2’35’’1
  6. Breen / Martin (Citroën C3 WRC) 2’35’’3
  7. Evans / Barritt (Ford Fiesta WRC) 2’38’’4

 

O PROGRAMA DO RALI DE ITÁLIA / SARDENHA:  

Nota: hora local, +1 hora do que em Portugal

HOJE, QUINTA-FEIRA, 8 JUNHO

17h00: Partida (Alghero)

18h00: ES1 – Ittiri Arena Show (2,00 km)

20h31: Parque Fechado (Olbia)

 

SEXTA-FEIRA, 9 JUNHO

06h30: Zona de montagem de pneus (Olbia – 10’)

07h18: ES2 – Terranova 1 (14,54 km)

07h41: ES3 – Monte Olia 1 (19,05 km)

09h12: ES4 – Tula 1 (15,00 km)

10h17: ES5 – Tergu-Osilo 1 (14,14 km)

11h56: Assistência A (Alghero – 30’)

15h25: ES6 – Terranova 2 (14,54 km)

15h48: ES7 – Monte Olia 2 (19,05 km)

17h25: ES8 – Tula 2 (15,00 km)

18h30: ES9 – Tergu-Osilo 2 (14,14 km)

20h10: Assistência B (Alghero – Flexi 48’)

 

SÁBADO, 10 JUNHO

05h00: Assistência C (Alghero – 18’)

07h45: ES10 – Coiluna-Loelle 1 (14,95 km)

08h41: ES11 – Monti di Ala’ 1 (28,52 km)

09h20: ES12 – Monte Lerno 1 (28,11 km)

12h11: Assistência D (Alghero – 30’)

15h08: ES13 – Coiluna-Loelle 2 (14,95 km)

16h04: ES14 – Monti di Ala’ 2 (28,52 km)

16h43: ES15 – Monte Lerno 2 (28,11 km)

19h24: Assistência E (Alghero – Flexi 48’)

 

DOMINGO, 11 JUNHO

07h30: Assistência F (Alghero – 18’)

08h33: ES16 – Cala Flumini 1 (14,06 km)

09h08: ES17 – Sassari-Argentiera 1 (6,96 km)

09h28: Reagrupamento (Palmadula – 60’)

10h54: ES18 – Cala Flumini 2 (14,06 km)

11h20: Reagrupamento (La Pedraia – 45’)

12h18: ES19 – Sassari-Argentiera 2

(Power Stage (6,96 km)

13h15: Assistência G (Alghero – 10’)

13h45: Pódio