Shakedown do Rali de Gales com muita lama à mistura

Shakedown do Rali de Gales com muita lama à mistura

Carrocel, Destaque, Noticias, Rallis

Shakedown do Rali de Gales com muita lama à mistura

Disputado na floresta de Clocaenog, o Shakedown do Rali de Gales/GB proporcionou às duplas do Citroën Total Abu Dhabi WRT e bem como às outras equipas participantes a possibilidade de avaliar os seus desempenhos nas estradas de terra enlameadas.

  • O troço de 3,32 km utilizado no Shakedown foi amplamente representantivo das estradas e das condições atmosféricas que são esperadas para a edição deste ano do Rali de Gales/GB.
  • Bastou que apenas alguns concorrentes concluissem o troço para que a trajetória ficasse coberta por uma camada de lama gordurosa, tornando cada vez mais difícil estabelecer melhores tempos.
  • Logo ao iníco da manhã, Craig Breen e Scott Martin completaram quatro passagens, alcançando o 9º melhor tempo, com 2m01,6s
  • Após cumprirem duas passgens, Kris Meeke e Paul Nagle decidiram voltar à Assistência para alterar o set-up do seu Citroën C3 WRC. Voltaram ao troço para completar a terceira passagem obrigatória para, de seguida, se mudar de co-piloto: Stuart Pollit, jornalista da BBC, tomou o lugar de Nagle ao lado de Meeke para ficar a conhecer bem de perto todas as emoções desta nova geração de carros do WRC.
  • Neste seu regresso ao Rali de Gales/GB, Khalid Al Qassimi completou cinco passagens durante a manhã.
  • O Rali começa oficialmente esta noite. Após a cerimónia de partida, as equipas vão disputar a ES1 no hipódromo de Tir Prince, perto de Cowny. O primeiro carro arranca para o troço às 19h00 locais (nota: mesma hora em Portugal).

 

O QUE ELES DISSERAM…

Craig Breen

CRAIG BREEN: “Durante a primeira passagem, tive um bom ‘feeling’ do carro. Depois disso, o piso ficou totalmente polido e escorregadio e foi sendo cada vez mais difícil manter o carro na estrada. Tentámos algumas coisas diferentes e acho que temos agora um bom ‘set-up’, tanto para as primeiras como para as segundas passagens nos troços. Estou a postos. Conheço bem estas estradas e espero que o tempo não fique muito mau. Precisamos que haja alguma humidade porque, à medida que mais carros vão cumprindo as Especiais, mais difícil vai ficando para os que vêm atrás.”

 

KRIS MEEKE: “Esta manhã, não consegui preparar-me tão bem quanto queria. Infelizmente, o ‘set-up ‘definido não era o ideal para as condições da estrada e, por isso, tive de voltar à Assistência para fazer algumas alterações. Porém, quando regressámos ao troço, as condições da estrada tinham mudado outra vez e não consegui melhorar o tempo. Agora, estou ansioso por começar o rali.”

 

KHALID AL QASSIMI: Hoje, o tempo foi todo dedicado a voltar a sentir o carro em pisos em lama, pois já não conduzo em estradas deste tipo há já algum tempo. Experimentei diversas configurações eletrónicas no diferencial e no acelerador e agora vamos trabalhar no sentido de tentar obter o nosso melhor rendimento. Estou a contar com um rali difícil, com condições meteorológicas muito diferentes entre as primeiras e as segundas passagens.

 

CLASSIFICAÇÃO DO SHAKEDOWN

  1. Evans / Barritt (Ford Fiesta WRC) 1:58.1
  2. Sordo / Marti (Hyundai i20 WRC) 2:00.4
  3. Tanak / Jarveoja (Ford Fiesta WRC) 2:00.5
  4. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) 2:00.6
  5. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 2:00.8
  6. Paddon / Marshall (Hyundai i20 WRC) 2:00.9
  7. Ogier / Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 2:01.5
  8.  Mikkelsen / Jaeger (Hyundai i20 WRC) 2:01.5
  9.   Breen / Martin (Citroën C3 WRC) 2:01.6

  1. Meeke / Nagle (Citroën C3 WRC) 2:02.8

  1. Al Qassimi / Patterson (Citroën C3 WRC) 2:09.1

 

O PROGRAMA DO RALI DE GALES/GB

Nota: horas locais, mesma hora que em Lisboa (inclui mudança para Hora de Inverno do próximo domingo)

 

QUINTA-FEIRA, 26 OUTUBRO

18h57: Partida (Tir Prince Raceway)

19h00: ES1 – Visit Conwy Tir Prince (1.49km)

20h00: Parque Fechado (Deeside)

 

SEXTA-FEIRA, 27 OUTUBRO

07h15: Assistência A (Deeside – 15 mins)

10h20: ES2 – Myherin 1 (20.28km)

11h00: ES3 – Sweet Lamb 1 (4.24km)

11h15: ES4 – Hafren 1 (35.14km)

13h27: Troca de pneus e montagem de faróis (Newtown – 15 min)

14h31: ES5 – Myherin 2 (20.28km)

15h11: ES6 – Sweet Lamb 2 (4.24km)

15h26: ES7 – Hafren 2 (35.14km)

20h01: Flexi Service B (Deeside – 45 mins)

 

SÁBADO, 28 OUTUBRO

06h10: Assistência C (Deeside – 15 mins)

07h55: ES8 – Aberhirnant 1 (13.91km)

08h47: ES9 – Dyfnant 1 (17.91km)

09h59: ES10 – Gartheiniog 1 (12.61km)

10h28: ES11 – Dyfi 1 (25.86km)

12h08: ES12 – Gartheiniog 2 (12.61km)

12h37: ES13 – Dyfi 2 (25.86km)

15h48: ES14 – Cholmondeley Castle (1.80km)

16h55: Assistência D (Deeside – 30 mins)

18h55: ES15 – Aberhirnant 2 (13.91km)

19h47: ES16 – Dyfnant 2 (17.91km)

22h26: Flexi Service E (Deeside – 45 mins)

 

DOMINGO, 29 OUTUBRO

07h00: Assistência F (Deeside – 15 mins)

08h34: ES17 – Alwen 1 (10.41km)

09h08: ES18 – Brenig 1 (6.43km)

10h06: ES19 – Gwydir (7.49km)

11h09: ES20 – Alwen 2 (10.41km)

12h18: ES21 – Brenig 2 (6.43km) – Power Stage

13h35: Final (Llandudno)