Sebastien Ogier imbatível em Monte Carlo

Sebastien Ogier imbatível em Monte Carlo

Carrocel, Rallis

Sebastien Ogier imbatível em Monte Carlo

O pentacampeão francês rubricou hoje o seu quinto triunfo no Principado, sexto se somarmos o de 2009 quando ainda não pontuava para o WRC.

Primeiro foi Sandro Munari. O italiano tornou-se no rei do Rally de Monte Carlo ao conquistar quatro triunfos entre 1972 e 1977.

Pouco depois o feito foi igualado por Walter Röhrl, que ganhou o cognome de “Mister Monte Carlo” pelas vitórias aí alcançadas entre 1980 e 1984.

Na história desta prova está também inscrito o nome de Tommi Makinen que foi o primeiro a vencer quatro vezes consecutivas, entre 1999 e 2002.

Já mais recentemente, surge Sebastien Loeb que “rebentou com a escala” ao somar nada mais, nada menos, que sete vitórias no lindissimo Principado entre 2003 e 2013.

Mas a galeria de vitoriosos é agora engrandecida por um outro francês, Sebastien Ogier, que parece ameaçar o recorde de Loeb pois acaba de conquistar o seu quinto triunfo na prova mais prestigiada do calendário, sexto se somarmos o de 2009 quando ainda não pontuava para o WRC. O reinado do piloto de Gap aumenta e aproxima-se do do seu compatriota.

Esta vitória de Ogier foi sofrida. As condições dificílimas deste Monte Carlo 2018, que desde o primeiro troço, Sisteron, deu dores de cabeça aos participantes e ofereceu distracção e divertimento aos apaixonados do desporto motorizado, não permitiram nem um segundo de desatenção ao pentacampeão francês. Na etapa final fez valer a sua vantagem, ainda que também apanhou um susto por culpa de uma bomba de fumo de um espectador, cujo fumo obrigou a que o piloto parasse na primeira passagem pelo Col de Braus.

Mas nada conseguiria impedir o seu triunfo adiantando-se ao fantástico Toyota, pilotado por Ott Tanak, que começa a perfilar-se como um adversário a ter em atenção depois do fiasco dos Hyundai que muitas expectativas criaram. A Power Stage, foi para Kris Meeke e Thierry Neuville fechou o TOP5.

A próxima prova, o Rali da Suecia, vai disputar-se de 15 a 18 de Fevereiro, sem Dani Sordo, mas com o campeão júnior e WRC3 Nil Solans a fazer a sua estreia no WRC2 com o seu Ford.

Classificação final:
1. Ogier-Ingrassia (Fra/Ford), 4:18:55.5
2. Tanak-Jarveoja (Est/Toyota), a 58.3s
3. Latvala-Anttila (Fin/Toyota), a 1:52
4. Meeke-Nagle (Gbr/Citroën), a 4:43.1
5. Neuville-Gilsoul (Bel/Hyundai), a 4:53.8

Mundial de pilotos:
1. Sebastien Ogier, 26 puntos
2. Ott Tanak, 18
3. Kris Meeke, 17
4. Jari-Matti Latvala, 15
5. Thierry Neuville, 14

Photo: @World Media Agency