Promessas nacionais à conquista da Europa na Bulgária

Promessas nacionais à conquista da Europa na Bulgária

Triatlo

Promessas nacionais à conquista da Europa em duas frentes búlgaras

Portugal estará representado em peso na Bulgária, sábado, para o Campeonato da Europa de sub-23 e Taça da Europa de Juniores, em Burgas.

O Seleccionador Nacional Bruno Salvador escolheu nove atletas para o Europeu de sub-23 e outros três para a etapa da Taça da Europa.

No Campeonato da Europa, o destaque vai para Melanie Santos, que em 2015 foi medalha de bronze no Europeu de sub-23 e no Campeonato do Mundo de sub-23, surgindo com o dorsal número um para esta prova e, teoricamente, como grande candidata às medalhas.

Melanie volta à competição depois do Campeonato da Europa de Lisboa, no final do mês passado e, convém sublinhar, depois de um período competitivo duríssimo de campanha de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Um feito que — contra toda a lógica da evolução natural de uma atleta de apenas 20 anos —, esteve à beira de realizar, sendo afastada apenas na derradeira prova contabilizável, em Yokohama.

À partida para este Europeu, a jovem atleta nacional garante estar recuperada e assume a pretensão a uma medalha:

“Tenho estado a treinar bem e sinto-me recuperada da longa campanha para os Jogos. Fui medalha de bronze do Europeu sub-23 o ano passado pelo que só penso em fazer, no mínimo, igual.”

Melanie Santos será acompanhada nesta prova por Ana Ramos, Andreia Ferrum e Helena Carvalho.

Em sub-23 masculinos, David Luís, Filipe Azevedo, João Ferreira, Leonardo Nunes e Pedro Gaspar engrossam o pelotão nacional neste Europeu, sendo que os dois primeiros têm boas hipóteses de integrar o “top 10” da competição.

Vasco Vilaça “especialista” em Taças da Europa

Melanie Santos não carrega o único dorsal número 1 desta dupla campanha europeia na Bulgária. Também Vasco Vilaça, na Taça da Europa de Juniores, tem essa distinção, tendo já conquistado a Taça da Europa de juniores de Quarteira, em Abril.

Vilaça compete por Portugal com Duarte Brás nesta prova, enquanto Madalena Almeida defenderá as cores nacionais na competição feminina. Madalena Almeida que, recorde-se, conquistou uma medalha de bronze no Mundial de Duatlo, na categoria de juniores femininos, há cerca de duas semanas.

Segundo o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão, esta representação nacional na Bulgária continua a reiterada aposta na juventude por parte daquela entidade.

“É mais uma presença dos nossos jovens atletas em competições internacionais. Depois do esforço que foi feito no Campeonato da Europa de Lisboa, faz todo o sentido que aqui estejamos a representar Portugal numa lógica de desenvolvimento competitivo destes jovens, todos promessas do nosso triatlo e alguns já com excelentes resultados”, afirmou Fernando Feijão.