Primeira vitória do Groupama Team France !

Carrocel, Vela

Primeira vitória do Groupama Team France !

A equipa apoiada pela Norauto venceu os suecos do Artemis Challenge. Uma explosão de alegria ! A vontade de vencer que está há muito tempo no nosso sangue, foi finalmente saciada. Depois de duas derrotas ontem, na jornada inaugural da America’s Cup Qualifiers (regatas de qualificação), a equipa liderada pelo Franck Cammas venceu hoje rapidíssima equipa sueca. Este primeiro ponto fez-nos sorrir, mas, sobretudo mostrou-nos que mesmo as grandes equipas podem ser batidas nestas condições e que o trabalho compensa.

Desde a largada, o barco francês conseguiu contrariar os planos dos suecos. Bloqueou-lhes o barco mesmo antes da largada, e o Team France largou na frente muito bem lançado. Na primeira viragem de bordo o barco francês foi mais lento, e isto permitiu que o barco sueco passasse para a frente, mas a boa velocidade da embarcação tricolor combinada com uma boa tática levou a passar a bóia da bolina na frente com 20 segundos de avanço. Depois, foi preciso usar todo o sangue frio e ser muito preciso para aproveitar todo o vento, num plano de água com alguma nuvens e bastante instável. A equipa francesa conseguiu manter o ritmo e cortou a linha de chegada com 3 segundos de avanço.

De regresso à base, a equipa festejou com os seus apoiantes. Esta vitória fez muito bem à equipa, e agora sabemos que com estas condições (10-12 nós) podem ganhar. Amanhã, segunda-feira, o Groupama Team France vai defrontar os ingleses do Land Rover BAR liderados pelo Ben Ainslie (4 medalhas nos Jogos Olímpicos), e seguidamente o SoftBank Team Japan do Dean Barker (5ª America’s Cup), o vento deverá ser um pouco mais forte.

Franck Cammas de regresso a terra: “Hoje havia um pouco menos de vento e nós estivemos mais rápidos nestas condições do que o nosso adversário. De perto, permitiu-nos ver que controlamos bem os suecos. Nós também conseguimos tirar todo o potencial do barco e aproveitamos bem o vento, sendo mais agressivos e estivemos mais inspirados. Foi uma bela recompensa para a equipa. Trabalhamos intensamente nos últimos dois anos para conseguir resultados como este. Isto também provou que podemos fazer coisas muito boas, porque o Artemis é uma equipa muito forte com muita velocidade e navega muito bem. Eles têm um excelente nível, vencê-los foi muito positivo. Isto dá-nos confiança nestas condições, agora temos que repetir este resultado.”

Classificação geral provisória no final do segundo dia :
1 – ORACLE Team USA (4 vitórias, 1 derrota, 1 ponto LVACWS*) : 5 pontos
2 – Land Rover BAR (1 vitória, 3 derrotas, 2 pontos LVACWS*) : 3 pontos
3 – Emirates Team New Zealand (3 vitórias, 1 derrota) : 3 pontos
4 – Artemis Racing (2 vitórias, 2 derrotas) : 2 pontos
5 – Groupama Team France (1 vitória, 2 derrota) : 1 ponto
6 – SoftBank Team Japan (1 vitória, 3 derrotas) : 1 ponto

*Pontos ganhos durante as eliminatórias das Louis Vuitton America’s Cup World Series, campeonato disputado em todo o mundo entre 2015 e 2016.