Pódio mostra evolução de Manuel Gião e Ricardo Gomes

Pódio mostra evolução de Manuel Gião e Ricardo Gomes

Carrocel, Velocidade

Pódio mostra evolução de Manuel Gião e Ricardo Gomes

A segunda ronda do TCR Ibérico e TCR España, que teve lugar este domingo no Autódromo Internacional do Algarve, marcou a evolução da dupla Manuel Gião e Ricardo Gomes, que conquistou a sua primeira subida ao pódio da temporada.

A dupla da Vettra Motorsport protagonizou uma evolução assinalável no mais moderno circuito português, melhorando os resultados que tinha alcançado no Autódromo do Estoril, que marcou o início da época.

Na primeira corrida, depois de ter colocado o SEAT Leon número dois na sexta posição da grelha de partida, Manuel Gião realizou um arranque fulgurante que o guindou ao terceiro posto da classificação quando o pelotão chegou à primeira curva.

A partir de então, o ritmo imprimido foi avassalador debaixo de intensa canícula que fez carros, pilotos e, sobretudo, pneus sofrerem ao longo dos vinte e cinco minutos de prova. O piloto da Sertã teve que se preocupar com os seus perseguidores, que se mostraram bastante ameaçadores, mas com uma pilotagem veloz e segura, apesar da forte pressão a que foi sujeito, conquistou o primeiro pódio da temporada ao terminar na terceira posição. “Temos vindo a evoluir as afinações progressivamente, mas este fim-de-semana tudo teve a ver com os pneus, devido ao muito calor que se fez sentir no Algarve. A prova foi muito intensa, levei alguns toques do meu perseguidor, mas isso faz parte deste tipo de corridas. Este pódio é muito importante para todos nós, uma vez que formamos uma equipa nova que está a crescer e este resultado prova que estamos no bom caminho”, afirmou o piloto da SEAT Portugal.

Ricardo Gomes, por seu lado, prosseguiu a sua evolução no mundo dos circuitos, depois de diversos anos focado no Campeonato Nacional de Montanha.

O piloto de Braga colocou o SEAT Leon, que uma vez mais evidenciou uma fiabilidade à prova de bala, no oitavo posto na qualificação, provando sentir-se cada vez mais à-vontade no carro espanhol.

Na corrida da tarde de domingo, uma vez mais disputada debaixo de intenso calor, Ricardo Gomes assumiu um andamento seguro que lhe permitiu ascender na classificação, subindo ao sexto posto ao beneficiar dos erros alheios. “Foi uma boa corrida, apesar da temperatura elevadíssima que se sentia dentro do carro. Uma vez mais os pneus foram a grande questão e a minha grande preocupação foi geri-los de modo a que perdessem a eficácia de forma progressiva. Foi isso que aconteceu e isso permitiu que pudesse exibir um ritmo consistente ao longo da corrida. Foi um fim-de-semana que confirmou a minha evolução e isso deixa-me satisfeito e ainda com mais motivação para continuar a trabalhar”, sublinhou o bracarense.

A próxima etapa do TCR España e TCR Ibérico disputa-se no histórico circuito de Vila Real nos dias 7 e 8 de Julho.