Pedro dias da Silva vence Desafio Total Mazda em Portalegre

Pedro dias da Silva vence Desafio Total Mazda em Portalegre

TT

Pedro dias da Silva vence Desafio Total Mazda em Portalegre

José Janela vence entre os navegadores do Desafio Total Mazda

 

Terminou ao final da tarde deste solarengo Sábado de Outubro a edição de 2017 da Baja 500 Portalgre e, com ela, mais uma etapa das cinco que fazem parte do calendário do Desafio Total Mazda. Sem chuva e com os terrenos muito duros, o desiderato apresentado pelo ACP foi superado com distinção pelos concorrentes da competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal e pela Total, com particular destaque para a dupla Pedro Dias da Silva/José Janela, que arrecadaram este fim-de-semana em Portalegre, a pontuação máxima num evento do Desafio – vitória final e melhor tempos nos quatro sectores, que resulta num total de 29 pontos.

Depois de ontem (Prológo e 1º Sector Selectivo) terem dominado os acontecimentos, a dupla que tem ao volante o ex-Campeão Nacional de Ralis de Grupo N, voltou hoje a dar cartas, impondo-se não apenas no Desafio Total Mazda, mas também no Evento Nacional da prova pontuável para a Taça FIA de Bajas, terminando com um avanço de mais de meia hora para o seu rival neste particular. Já em termos de Desafio, Pedro Dias da Silva teve que gerir a prova de forma criteriosa, uma vez que um percalço nesta quarta ronda do ano podia colocá-lo em “maus lençóis” na luta pelo título final – recorde-se que a derradeira etapa da competição tem lugar em Fronteira onde estão em disputa 50 pontos. A vida do piloto nabantino ficou, ainda assim, facilitada após o abandono de Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (problemas de diferencial), mas Francisco Gil/Filipe Rasteiro mantiveram um andamento consistente e o segundo lugar acabou por lhes sorrir com naturalidade. Aliás o piloto de Portalegre conseguiu mesmo cumprir toda a prova sem registar qualquer tipo de problemas.

Quanto a Pedro Dias da Silva considerou o resultado agora obtido não mais do que um cumprir dos objectivos: “sabíamos o que tínhamos para fazer e conseguimos executar à risca a estratégia. Admito que em certas alturas não foi tão divertido, mas tive que controlar muito o andamento para não correr riscos. É sempre bom vencer e ainda para mais neste caso em que ganhámos o Desafio e, ao mesmo tempo, o Evento Nacional. Paralelamente é da mais elementar justiça sublinhar a conquista do título de Navegadores pelo José Janela que é um verdadeiro profissional e sobre quem cai parte considerável da responsabilidade dos resultados que temos assegurado. Hoje foi um bom exemplo!”

Se em termos de pilotos, a decisão final terá de ser aguardada para o último fim-de-semana de Novembro e pelas 24 Horas TT Vila de Fronteira, já no que toca aos navegadores era sabido que o vencedor de 2017 se conheceria em Portalegre. Pois o prémio final vai parar às mãos do “super experiente” José Janela (87 pontos), co-piloto de Pedro Dias de Silva, e que, assim, junta mais um título ao seu vasto currículo. Desta feita, o co-piloto de Famalicão levou a melhor sobre Ricardo Claro por uma diferença de 29 pontos. No final José Janela não escondia a sua satisfação, afirmando que “Estou muito satisfeito e não posso deixar de agradecer e sublinhar a excelente performance do Pedro Dias da Silva, que é um piloto fantástico. Foi um ano duro em que nem sempre as coisas correram como nós desejávamos, mas toda a equipa trabalhou arduamente. Espero que este sucesso agora alcançado por mim não seja o único deste ano para a equipa. Todo o esforço feito e a forma profissional como encarámos cada uma das provas deu frutos e este fim-de-semana isso ficou bem patente.”

 

Pelo caminho neste duro segundo e último dia da Baja 500 Portalegre ficaram ainda, Bruno Oliveira/Paulo Marques (injecção de combustível), Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira (travões) e Pedro Salgueiro/Luís Ribeiro (transmissão). O Desafio Total Mazda tem a sua derradeira etapa de 2017 entre os dias 24 e 26 de Novembro, as 24 Horas TT Vila de Fronteira.

 

Desafio Total Mazda (Após 4 provas)

1º Pedro Dias da Silva – 87 pontos

2º Bruno Rodrigues – 56 pontos

3º Pedro Salgueiro – 24 Pontos

4º Nuno Tordo – 18 pontos

4º Bruno Oliveira – 18 pontos

4º Francisco Gil – 18 pontos

6º Floriano Roxo – 10 pontos

 

Palmarés do Desafio Total/Mazda

Ano     Piloto                        Navegador

2017     *****                        José Janela

2016     Etelvino Carvalho       João Penedo

2015     João Rato                  João Ratinho

2014     Carlos Pinto               Miguel Sanchez

2013     Etelvino Carvalho       Nuno Gonçalves

2012     João Rato                  José Motaco

2011     João Rato                  José Motaco

2010     João Pais                   João Rato

2009     João Pais                   –

2008     Bruno Oliveira            –