Ott Tanak festeja na Sardenha a sua primeira vitória no WRC

Ott Tanak festeja na Sardenha a sua primeira vitória no WRC

Carrocel, Rallis

Ott Tanak festeja na Sardenha

a sua primeira vitória no WRC

Na Sardenha aplaudimos hoje o 5º vencedor da temporada, da qual já foram disputadas 7 rondas, e o primeiro triunfo de Tanak numa prova do Campeonato do Mundo de Ralis.

O estónio, de 29 anos, impôs-se em Italia a Jari-Matti Latvala, por 1.07,7 minutos, e a Thierry Neuville. Sebastien Ogier continua, no entanto, a liderar a tabela com 141 pontos e Nil Solans venceu na categoria júnior.

Com a vitória hoje alcançada, Tanak passa a ocupar o terceiro lugar do Mundial de Ralis, com 108 pontos, ou seja, mais 1 do que Latvala. Lutou por alcançá-la em diversas ocasiões, nomeadamente no Rali de Portugal, e, inclusivamente, há um ano na Polónia viu a vitória escapar-se-lhe por conta de um furo. No Rally de Italia, por fim, Ott Tanak rubricou o seu primeiro triunfo no Mundial. O piloto estónio converteu-se no quinto vencedor diferente da temporada na sétima prova do ano, a que marcou exactamente o meio do campeonato. Jari-Matti Latvala e Thierry Neuville também subiram ao pódio e Sebastien Ogier fechou o TOP5 da prova italiana.

Quem também realizou uma prova memorável foi Esapekka Lappi, que realizou na Sardenha o seu segundo rali no WRC. O piloto finlandês venceu a PowerStage, mas já tinha assinado três troços, ou seja, foi o homem que venceu o maior número de etapas este fim de semana, o que lhe permitiu terminar em quarto da geral.

 

Classificações:

Classificação Rally Italia Classificação no Mundial
1. Tanak-Jarveoja (Est/Ford), 3:25:15.1 1. Sebastien Ogier, 141 pontos
2. Latvala-Anttila (Fin/Toyota), a 12.3s 2. Thierry Neuville, 123
3. Neuville-Gilsoul (Bel/Hyundai), a 1:07.7 3. Ott Tanak, 108
4. Lappi-Ferm (Fin/Toyota), a 2:12.9 4. Jari-Matti Latvala, 107
5. Ogier-Ingrassia (Fra/Ford), a 3:25.3 5. Dani Sordo, 70

Photo: WORLD MEDIA AGENCY