Ott Tänak assume liderança do ADAC Rallye Deutschland 2017 ao 2º dia

Ott Tänak assume liderança do ADAC Rallye Deutschland 2017 ao 2º dia

Carrocel, Rallis

Ott Tänak assume liderança do ADAC Rallye Deutschland 2017

ao 2º dia

A 10ª etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC) acontece na zona campestre da Alemanha, numa combinação de estradas secundárias e de asfalto rápido, com vinhas exuberantes como pano de fundo. É assim o cenário idílico do ADAC Rallye Deutschland 2017.

Recordamos a Classificação Geral de Pilotos do WRC após as nove etapas já disputadas:

Thierry Neuville (Hyundai i20): 160 pontos
Sébastien Ogier (M-Sport World Rally Team): 160 pontos
Ott Tanak (M-Sport World Rally Team): 119 pontos
Jari-Matti Latvala (Toyota Gazoo Racing WRC): 114 pontos
Dani Sordo (Hyundai i20): 84 pontos

Devido ao cenário em que se insere, este rali é um sucesso junto de fãs e pilotos. As colinas cheias de vinhas permitem acompanhar diferentes secções da prova com inúmeros pontos de observação. Para além disso, as ruas apertadas tornam o percurso ainda mais entusiasmante de conduzir.

A prova arrancou ontem com a SS1 – Super Special Stage Saarbrücken de 2,05 km de extensão. Para hoje a partida estava marcada para as 09h23 e 110,56 km a percorrer.

Classificação Geral após SS1:
1. Kopecky
2. Tänak +0.3
3. Breen +1.3
4. Ogier & Mikkelsen +1.9
6. Latvala +2.2
7. Evans +2.4
8. Sordo +2.5
9. Neuville +2.7
10. Paddon +2.8

Hoje foi um dia marcado por inúmeros “deslizes” em que aparentemente os pilotos decidiam em várias ocasiões ir vindimar. Caso de Latvala, Neuville, Sordo, Paddon e outros…

A chuva apresentou-se e baralhou as contas da classificação!

Batalhas emocionantes com os vinhedos de Mosel como palco. Margens estreitas e um clima chuvoso no dia dois da ronda alemã do WRC.

Depois de o piloto Jan Kopecký, WRC 2, ter causado uma reviravolta com a sua vitória na espectacular etapa de abertura disputada ontem no centro de Saarbrücken, a corrida recomeçou no segundo dia do ADAC Rallye Deutschland, com as estrelas do WRC a registar os tempos mais rápidos. Os principais pilotos foram muito equiparados: as oito etapas especiais realizadas nos vinhedos de Mosel e no novo circuito Wadern-Weiskirchen produziram cinco vencedores diferentes num só dia. A liderança à geral também mudou de mãos mais de uma vez.

No final do dia, foi Ott Tänak aos comandos do seu Ford Fiesta WRC quem se posicionou no topo da classificação geral, com apenas 5,7 segundos de vantagem sobre Andreas Mikkelsen, em Citroën C3 WRC. O actual líder do campeonato, Thierry Neuville, é o terceiro com o seu Hyundai i20 WRC, seguido de perto pelo campeão mundial Sébastien Ogier em Ford Fiesta WRC.

As condições meteorológicas causaram que toda a tarde a prova se disputasse em piso molhado e Tänak protagonizou um desempenho impressionante nas estreitas estradas através das vinhas! O jovem de 29 anos, que ganhou o rali deste ano da Sardenha, foi o mais rápido em ambas as etapas da vinha. Uma terceira passagem ao percurso da super especial de Wadern-Weiskirchen viu Jari-Matti Latvala rubricar a vitória final do dia com o seu Toyota Yaris WRC, que foi reparado durante o serviço do meio-dia. O campeão mundial Ogier terminou o dia sem uma vitória sequer. No entanto, o campeão defensor do título manteve o seu lugar entre o grupo líder, feito graças aos seus tempos consistentemente rápidos.

 

Classificação após 8 das 21 special stages:

1. Tänak/Järveoja (EST/EST) Ford Fiesta WRC 1h 07m 23.0s
2. Mikkelsen/Jæger (NOR/NOR) Citroën C3 WRC + 5.7s
3. Neuville/Gilsoul (BEL/BEL) Hyundai i20 WRC + 28.2s
4. Ogier/Ingrassia (FRA/FRA) Ford Fiesta WRC + 30.6s
5. Evans/Barritt (GBR/GBR) Ford Fiesta WRC + 52.1s
6. Hänninen/Lindström (FIN/FIN) Toyota Yaris WRC + 1m 14.7s