Os Oliveira no pódio da 4ª etapa da Africa Race

Os Oliveira no pódio da 4ª etapa da Africa Race

Carrocel, TT

Os Oliveira no pódio da 4ª etapa da Africa Race

Etapa 4: Assa / Fort Chacal: 497 km

Ligação para bivouac: 2 km

O dia de hoje ofereceu aos participantes a etapa mais longa desde o início da AFRICA ECO RACE®. Os concorrentes voltaram a rolar perto do Oued Draa por alguns quilómetros enquanto tiveram de conduzir numa muito arenosa onde a navegação teve papel preponderante. Depois de M’seied, a prova dirige-se para o deserto marroquino do sul. A paisagem mudará drasticamente ao longo do dia. Os veículos entraram nalguns trilhos mais rápidos no coração de planícies maciças sem muita paisagem e, portanto, sem muitos pontos visuais para navegar. A navegação teve dificuldade acrescida nesta área. A organização colocou muitas balizas para ajudar os participantes mas, ainda assim continuou a ser uma secção muito complicada e com muitas possibilidades de entrar na direcção errada. Como se não bastasse e à medida que se aproximaram do Oued Hamra, as coisas tornaram-se ainda mais complicadas. Totalmente inundado há mais de um ano, todo o trilho desapareceu e tornou-se numa secção off-road onde é obrigatório procurar a saída. Para sair deste vale, encontraram um cruzamento de dunas antes de terminar a etapa num trilho muito rápido até ao bivouac em Fort Chacal. Esta etapa é uma das maiores do rali deste ano.

Imagens da etapa de ontem:

Luís Oliveira, um dos três participantes lusos em moto, foi hoje o segundo classificado da etapa da prova africana e, ao que parece, irá ascender à vice-liderança na classificação geral tendo inclusivamente liderado, aos comandos da sua Yamaha, em vários pontos de cronometragem intermédios.

A etapa foi ganha por Paolo Ceci que, graças a este triunfo e a uma avaria antes de CP2 de Pål Anders Ullevålseter, sobe agora à liderança da prova.

Luis Oliveira completou os 497km cronometrados entre Assa e Fort Chacal em 5h47m49s, precisando de mais 8m52s que Ceci. Rui Oliveira, também em Yamaha tem, para já, o terceiro tempo.

João Rolo, o estreante na prova africana, conquistou hoje 3 posições na classificação, estando agora em 22º.