Os Franceses vencem os Ingleses !

Os Franceses vencem os Ingleses !

Carrocel, Vela

Os Franceses vencem os Ingleses !

No final da primeira fase de qualificação, tudo é possível para o Groupama Team France. No terceiro dia da Louis Vuitton Cup America’s Cup Qualifiers, o Groupama Team France liderado pelo Franck Cammas abriu novamente as hostilidades, desta vez com os ingleses do Land Rover BAR liderados pelo quatro vezes campeão olímpico Ben Ainslie, antes de reencontrar a equipa japonesa. Com um vento de 15-17 nós, a equipa francesa efectuou uma regata fantástica contra os britânicos, e venceu de uma forma magistral antes de se vergar perante o  SoftBank Team Japan. Após três dias de competição, a equipa tricolor já navegou contra todos os seus adversários, e amanhã iniciam o segundo round com os mesmos pontos que os suecos e japoneses. Tudo ainda é possível!

Franck Cammas, skipper : « Nós sabemos que há sempre um confronto simpático entre franceses e ingleses, e poder vencê-los é sempre muito importante para nós. Nós percebemos que o barco estava rápido à bolina, o que é muito importante nestas condições. O que não era o caso há algumas semanas atrás. Na 2ª regata contra o Team Japan,o vento subiu e fisicamente era difícil de controlar o barco. ( Os franceses hoje disputaram duas regatas, e os japoneses apenas uma). Nós cometemos alguns erros, e estava difícil de recuperar, pois perdíamos cada vez mais energia. Nós sabemos que estamos limitados em termos de energia humana para controlar o barco. nada saiu bem nesta regata, mas o que é certo é que não conseguíamos navegar desta maneira, há apenas algumas semanas. É muito positivo terminar o 1º round robin com dois pontos. »

Thierry Fouchier, trimmer da vela-asa : « A vitória de ontem trouxe-nos muita energia positiva, e isso via-se nas nossas caras. Temos um novo round a começar, e conhecemos as nossas forças e as nossas debilidades, estamos a trabalhar muito nos pontos negativos. A forma sorridente como  equipa de terra nos acolheu é também uma enorme recompensa, pois trabalham muito nos bastidores para que tudo nos corra bem. Poder lutar aqui de igual para igual, é já para nós uma enorme vitória. Ainda temos que ser melhores em algumas áreas, mas temos muita vontade e entusiasmo para evoluir, o que nos vai permitir continuar a lutar desde os primeiros bordões tentar cegar ao 4º lugar e passar para a 2ª fase. »

Bertrand Pacé, treinador : « Ontem e hoje ganhamos aos suecos e aos ingleses, de uma forma clara, passamos por eles pelas nossas qualidades e não por erros da sua parte. É muito positivo. Nós optamos por foils “all purpose” (para todas as condições) e penso que foi uma boa solução. Contra os japoneses, faltou-nos potência nos hidráulicos desde metade da regata, e com os sistemas de vôo isto não perdoa.Isto explica claramente a diferença para os japoneses no final. Temos que trabalhar, mais é uma grande satisfação ver que estamos na luta. »

Classificação geral provisória após o primeiro round robin (5 regatas):
1 – ORACLE Team USA (4 vitórias, 1 derrota, 1 ponto LVACWS*) : 5 pontos
2 – Emirates Team New Zealand (4 vitórias, 1 derrota) : 4 pontos
3 – Land Rover BAR (1 vitória, 4 derrotas, 2 pontos LVACWS*) : 3 pontos
4 – Artemis Racing (2 vitórias, 3 derrotas) : 2 pontos
5 – SoftBank Team Japan (2 vitórias, 3 derrotas) : 2 pontos
6 – Groupama Team France (2 vitórias, 3 derrotas) : 2 pontos 

*Pontos ganhos nas provas eliminatórias das Louis Vuitton America’s Cup World Series, circuito mundial disputado entre 2015 e 2016.