Ondas de 13 metros e ventos de 60 nós ameaçam a frota

Ondas de 13 metros e ventos de 60 nós ameaçam a frota

Carrocel, Vela

Ondas de 13 metros e ventos de 60 nós ameaçam a frota

Enquanto que a linha da meta da Etapa 3, em Melbourne, se encontra ainda a umas 5.000 milhas náuticas de distância, é o fenómeno meteorológico que se está a formar logo atrás deles quem, no momento, se apoderou de todos os seus pensamentos.

Uma enorme borrasca está a configurar-se a oeste da frota com ventos de até 60 nós e ondas de 13 metros no centro da mesma, que se desloca tão rápido que os sete Volvo Ocean 65 não vão conseguir fugir-lhe.

Neste momento há uma distância de mais de 200 milhas de norte a sul entre os barcos da frota da Volvo Ocean Race enquanto as equipas se preparam para “receber” pela popa uma enorme borrasca em pleno Oceano Antárctico.

Leg 3, Cape Town to Melbourne, day 4, Ben Piggott takes a shower on board Sun Hung Kai/Scallywag

Confrontados com o facto do “encontro” iminente, as equipas têm duas opções: rumar a sul por uma rota mais rápida, porém mais arriscada, ou escapar da pior parte da tempestade rumando a norte. As sete equipas têm certamente neste momento as cartas sobre a mesa.

Os que apostaram em somar velocidade e risco foram o Dongfeng Race Team, que liderava a frota às 13:00 UTC de hoje, o MAPFRE, o team Akzonobel, o Team Brunel e o Team Sun Hung Kai / Scallywag, que rumam velozmente a sul, com o líder do grupo a entrar já no paralelo 42.

O Vestas 11th Hour parece ter apostado manobrar e rumar a norte, mas uma vez superada a linha ortodrómica (a que marca a distância mais curta até Melbourne) já apruou a sul e já passou o paralelo 40.

Por seu turno, o Turn the Tide on Plastic é o único barco da frota que realizou uma forte aposta de rumar a norte e navega em torno do paralelo 38. Dee Caffari tem absoluta consciência de que leva a tripulação mais jovem e menos experiente e apostou por se esquivar aos fortíssimos ventos e às enormes ondas que ao que tudo parece indicar fustigam mais a sul.

Etapa 3 – Posições – 13 de Dezembro (Dia 4) – 13:00 UTC

Donfeng Race Team – distance to finish – 4,737.2 milhas náuticas
MAPFRE +8.0
team AkzoNobel +18.8
Vestas 11th Hour Racing +19.4
Team Brunel +26.0
Sun Hung Kai / Scallywag +40.3
Turn the Tide on Plastic +93.4

Photos: James Blake/Volvo Ocean Race e Konrad Frost/Volvo Ocean Race