O regresso de Chris Froome na Andalusia numa semana de calendário cheio

O regresso de Chris Froome na Andaluzia numa semana de calendário cheio

Carrocel, Estrada

O regresso de Chris Froome na Andaluzia numa semana de calendário cheio

A Vuelta a Andaluzia, com Froome e Landa, o Tour de Omán com Nibali e a Volta ao Algarve, com Porte ou Dan Martin, são as principais provas de ciclismo da semana.

As grandes figuras do pelotão vão a pouco e pouco recuperando a forma e resistência necessárias para perseguirem os seus principais objectivos desta época de 2018. É normal que alguns ciclistas de renome como Chris Froome ou Mikel Landa tenham decidido arrancar com a sua temporada um pouco mais tarde e fá-lo-ão esta semana na Vuelta a Andaluzia, uma das provas em destaque no calendário ciclista desta semana juntamente com o Tour de Omán e a Volta ao Algarve, onde vão correr o ‘Superman’ López ou Richie Porte.

Tour de Omán (13 a 18 de Fevereiro): A corrida asiática reunirá um grande elenco de ciclistas que lutarão pelas chegadas massivas como Bouhanni, Kristoff ou Cavendish e grandes nomes para lutar pela posição cimeira da classificação como Greg Van Avermaet, ‘Superman’ López, Rui Costa, Vincenzo Nibali, Gorka Izagirre ou Jesús Herrada. As etapas de Al Bustan (quarta-feira 14), Ministry of Tourism (sexta-feira 16) e a grande chegada a Jabal Al Akhdar, ‘a Montanha Verde’ (5,7 quilómetros com 10,5%) no sábado 17 serão decisivos.

Vuelta a Andaluzia – Ruta Ciclista del Sol (14 a 18 de Fevereiro): A prova andaluza contará com uma participação de luxo onde se destacam os nomes de Mikel Landa, Chris Froome (que volta à competição pese embora esteja a ser investigado por doping), Steven Kruijswijk e Jakob Fuglsang, mas também outros ciclistas que se defendem bem nas subidas como Wout Poels, Tim Wellens ou Luis León Sánchez. A primeira etapa em direcção a Granada (quarta-feira 14) poderá fazer com que aconteçam as primeiras diferenças na classificação antes do grande final em altitude no Alto de Allanadas (quinta-feira 15) na segunda etapa. A chegada a Herrera (sexta-feira 16) antevê-se como uma ocasião privilegiada para os velocistas antes da etapa em direcção a Alcalá de los Gazules (sábado 17), com a subida ao Puerto de las Palomas, ainda longe da meta, e o contrarrelógio final de Barbate (domingo 18).

Volta ao Algarve em Bicicleta (14 a 18 de Fevereiro): Uma das provas portuguesas mais destacadas do calendário volta a reunir, mais uma vez, grandes figuras do panorama internacional como Richie Porte, Tejay Van Garderen, Louis Meintjes, Geraint Thomas, Bauke Mollema, Dan Martin ou Michal Kwiatkowski e sprinters tão importantes como Arnaud Demare, Carlos Barbero, Philippe Gilbert, Dylan Groenewegen ou John Degenkolb. As subidas da Fóia (quinta-feira 15), o contrarrelógio de Lagoa (sexta-feira 16) e a chegada final ao Alto do Malhão (domingo 18) decidirão a tabela classificativa da prova do sul de Portugal.

Outras provas desta semana:

Campeonatos Continentaleis de África (13 a 18 de Fevereiro)

Tour de Haut Var (17 a 18 de Fevereiro)

Grand Prix Alanya (18 de Fevereiro)

GP Laguna Porec (18 de Fevereiro)

Photo: DANI SÁNCHEZ