O leão volta a rugir

O leão volta a rugir

Carrocel, Destaque, Noticias, SilkWay Rally

O leão volta a rugir

Na véspera do dia de descanso do Silk Way Rally, disputou-se hoje a oitava etapa rumo a Urümqi, a capital da região autónoma de Xinjiang, que viu sorrir a vitória nos carros a Sébastien Loeb (Peugeot 3008DKR Maxi n°104) e a Dmitry Sotnikov (Kamaz-Master) nos camiões. Quando faltam disputar 6 etapas, até à chegada a Xi’An, os dois líderes da edição de 2017 do Silk Way Rally continuam a fortalecer as suas respectivas posições.

Carros: Loeb, o leão volta a rugir

Um dia em tudo semelhante a outros desta edição da prova euro-asiática para Sébastien Loeb e Daniel Elena (Peugeot 3008DKR Maxi n°102) que aproveitaram esta 8ª etapa para ganhar a sua 4ª especial e chegar ao dia de descanso na liderança e com uma margem confortável para o seu mais directo adversário. Se não forem os primeiros logo pela manhãzinha a ir para a pista, não tem demorado muito a que tomem a dianteira da caravana… Ultrapassando hoje Despres e depois Menzies, para mais uma vez serem os líderes à entrega de carta de controlo, o ‘Mr 50%’ bateu o seu companheiro de equipa por 5m06s e o americano por 13m57s.

Preso no tráfego e no pó, nesta pista muito irregular, Peterhansel, que foi o 15º a partir do bivouac esta manhã, terminou na quarta posição cedendo apenas 15 minutos. O piloto saudita Yazeed Al Rajhi (MINI John Cooper Works n°102), completou o TOP5 a 16m49s. Com uma vantagem de 1h08m41s à geral sobre Despres e 1h48m32s sobre Menzies, Loeb e Elena podem aguardar expectantes e com confiança a corrida da próxima semana nas dunas chinesas. Despres também está numa posição razoavelmente confortável, mas atrás dele a luta pelo terceiro lugar vai ser renhida, com Menzies, Han Wei (Geeley SMG Buggy n°107) e Lavieille (Baïcmotor n°108) separados por menos de 10 minutos.

Camiões: Sotnikov do principio ao fim

Dmitry Sotnikov (Kamaz-Master n°303) também mostrou domínio total na sua categoria. Saindo em primeiro, o líder da classificação geral nos camiões foi apenas momentaneamente ameaçado pelos colegas de equipa Nikolaev e Mardeev. Até lá, eles chegaram às dunas macias. Sotnikov conseguiu rubricar a sua terceira vitória, enquanto os seus companheiros da Kamaz não conseguiram acompanhá-lo. Intocável do principio ao fim no seu novo camião, o russo terminou com 01m52 de vantagem sobre Mardeev e 04m59 sobre o checo Kolomy.

ROAD BOOK

Amanhã: “Dia de descanso em Urümqi”

Não haverá corrida amanhã, com toda a “cidade” de 2017 Silk Way Rally a desfrutar de um mais do que merecido dia de descanso em Urümqi, a capital da região autónoma de Xinjiang. Os pilotos não terão de madrugar mas o mesmo não acontecerá aos mecânicos que vão aproveitar para afinar, reparar e preparar os veículos para que estejam nas melhores condições para as próximas 6 etapas desta edição 2017 do Silk Way Rally.