O Dongfeng Race Team apresenta a sua tripulação para a Volvo Ocean Race

Carrocel, Vela

O Dongfeng Race Team apresenta a sua tripulação para a Volvo Ocean Race

A equipa Chinesa confirmada na edição 2017-18 da Volvo Ocean Race, o Dongfeng Race Team, patrocinada pela Dongfeng Motor Corporation, está presente pela primeira vez, hoje, em Paris.
Quando faltam 160 dias, para a largada da mais dura competição offshore de volta ao mundo com tripulantes, a 22 de outubro em Alicante, Espanha, o Dongfeng Race Team apresentou a equipa de 12 velejadores, de seis nacionalidades que combina juventude com experiência.

Liderada pela segunda vez consecutiva pelo francês Charles Caudrelier, entre os tripulantes contam-se cinco vitórias na Volvo Ocean Race, cinco campanhas Olímpicas e 32 Solitaire du Figaro (incluindo cinco vitórias).

Para além do Charles Caudrelier, a equipa conta com o vencedor da Solitaire du Figaro e da Transat Jacques Vabre, Pascal Bidegorry, que regressa como navegador. Um recordista de vela ocêanica, Bidegorry foi o braço direito do Charles Caudrelier na última edição, e desempenhou um papel fundamental com a meteorologia e na estratégia da equipa.
O francês Kevin Escoffier dispensa apresentações na vela oceânica, foi um dos pilares da última campanha, e também está de volta à equipa. O Kevin Escoffier não é apenas um brilhante velejador oceânico, mas também um reputado construtor naval.

Já anunciados estão os neozelandeses Stu Bannatyne, que vai participar na regata pela oitava vez, e o Daryl Wislang que venceu a última edição com o Abu Dhabi Ocean Racing.
Também na equipa temos o Jeremie Beyou, o francês terminou a última Vende Globe no pódio e é um especialista em vela oceânica one-design, fará a sua primeira participação na Volvo Ocean Race. Bannatyne, Wislang e o Jeremie Beyou vão repartir as responsabilidades de serem os chefes de turno no Dongfeng.

As duas estrelas femininas da equipa são a francesa Marie Riou, quatro vezes campeã do mundo de Nacra 17, e a holandesa Carolijn Brouwer, que já participou duas vezes na Volvo Ocean Race em equipas femininas.

Na proa, e também ao leme temos o velejador australo/britânico Jack Bouttell, um veterano com três participações na Solitaire du Figaro.

Como antes, o compromisso do Dongfeng Race Team é ajudar a criar as bases para a vela oceânica na China, e a tripulação conta com três jovens velejadores chineses – Yang Jiru (Wolf), Xue Liu (Black) e o Jinhao Chen (Horace) – que foram seleccionados em 2014-15 e cumpriram todos os programas de treinos.

A comentar a equipa completa pela primeira vez , Charles Caudrelier disse: “Eu quis um grupo de pessoas a bordo que se tornem mais fortes na adversidade, nunca desistam e que também se divirtam nesta longa epopeia.

E acrescentou: “Vamos viver juntos nos próximos meses. Vamos estar molhados, com frio, zangados, com calor, exaustos e desesperados para dormir de vez em quando, por isso, as nossas relações têm que ser muito fortes para aguentar tamanha pressão. Estou muito contente com a equipa que construímos, e estou confiante que estamos talhados para a missão temos à nossa frente”.

Nesta campanha, o Dongfeng Race Team quer melhorar o resultado da sua impressionante estreia na Volvo Ocean Race, quando surpreenderam os especialistas e os fãs terminando em terceiro lugar da classificação geral.

“A chave tem sido usar a nossa experiência adquirida na edição 2014-15 e trabalhar em cima disso, e não nos podemos fiar” disse, o Diretor da Equipa Bruno Dubois na conferência de imprensa.

“Nomear o Charles Craudelier como skipper foi o primeiro passo. Eu sei, que o Charles está mais determinado do que nunca em melhorar o seu fabuloso resultado de há três anos, e demonstrou que tem capacidades de liderança para lidar com desafio único de comandar o Dongfeng Race Team. Mas, acrescentamos alguns ingredientes novos ao nosso mix – homens e mulheres de grande estirpe que trazem experiência e fome de vitórias, e vão ao encontro dos nossos objetivos,” acrescentou Bruno Dubois.

Guillaume Semblat, CEO da OC Sport, a empresa que gere esta campanha, não deixa de homenagear a Dongfeng Motor Corporation por regressar à prova: “Para nós na OC Sport, ter um parceiro deste calibre, tão envolvido com o que estamos a fazer, é de extrema importância e estamos encantados por poder gerir esta segunda participação numa das mais duras competições desportivas do mundo”.

Fontes da Dongfeng Motor Corporation, disseram que os 170.000 colaboradores estão ansiosos por poder acompanhar a sua equipa à volta do mundo. “Todos nós em Wuhan, na China, desejamos à tripulação os maiores sucessos, e esperamos que o Dongfeng Race Team tenha um grande resultado nesta nova campanha”.

A equipa já completou mais de 120 dias de treino na água, no seu “novo” one-design Volvo Ocean 65, Dongfeng, e também em barcos one-design mais pequenos.

Velejadores do Dongfeng Race Team participaram em dezembro na Rolex Sydney-Hobart. O próximo grande compromisso da equipa é a Rolex Fastnet Race no início de agosto, e depois a Plymouth-Lisboa Race, para as equipas da Volvo Ocean Race, que começa a 10 de agosto. Será a primeira vez, que veremos o Dongfeng a competir com os seus adversários.

A acrescentar aos velejadores, o Dongfeng Race Team construiu uma muito experiente equipa de terra. Esta inclui o guru de meteorologia e routing, Marcel van Triest. Fabian Delahaye é o responsável do departamento de performance, trabalhando ao lado dos analistas Olivier Couillard e Cyril Douillet. O responsável de electrónica é o Ben Swartz.

A Volvo Ocean Race, é um dos mais complexos desafio logísticos que há no desporto, e é extremamente exigente a nível fisico para os velejadores. A equipa recrutou especialistas em áreas nucleares, todos focados no mesmo objetivo – garantir que a equipa vai para a água na melhor das condições.

Equipa Dongfeng Race Team
Charles Caudrelier (FRA), skipper
Pascal Bidegorry (FRA), navegador
Stu Bannatyne (NZL), chefe de turno
Jeremie Beyou (FRA), chefe de turno
Daryl Wislang (NZL), chefe de turno
Carolijn Brouwer (NL), trimmer
Jack Bouttell (AUS), proa
Jinhao Chen ‘Horace’ (CHN), proa
Kevin Escoffier (FRA), proa
Xue Liu “Black” (CHN), piano/trimmer
Marie Riou (FRA), piano/trimmer
Yang Jiru “Wolf”(CHN), piano