nacional de trial paços de ferreira 2016

Nacional de Trial com primeiras zonas em Paços de Ferreira

Motociclismo, Trial

Nacional de Trial
Primeiras zonas em Paços de Ferreira

Começou este Domingo em Paços de Ferreira o campeonato nacional de Trial 2016. Com 23 pilotos no paddock a preencherem o plantel das seis classes que fazem parte do alinhamento da especialidade, foi com muito sol e o sempre presente e conhecedor público da região que os pilotos enfrentaram as oito zonas de obstáculos desenhadas pela organização, zonas essas que foram percorridas por quatro vezes. Depois da chuva que se fez sentir inclusivamente no dia anterior quando se ultimavam os derradeiros pormenores da prova, o sol que brilhou neste Domingo tornou as zonas mais simples de ultrapassar pelos pilotos, tornando também a prova mais renhida em algumas classes, entre elas a rainha.

Apenas um ponto separou os dois primeiros entre os pilotos da Elite no final das quatro passagens pelas zonas de obstáculos. Diogo Vieira entrou melhor nos obstáculos e conquistou quatro pontos de vantagem no final da primeira volta, mas nas duas seguintes entregou pontos preciosos na tentativa de ‘zerar’ o maior número de zonas e perdeu mesmo o primeiro lugar no final da terceira volta, levando um ponto de atraso para as derradeiras oito zonas. O campeão nacional puxou então dos galões e os dois pontos ganhos no fecho da prova valeram a conquista da primeira vitória do ano no campeonato face a Javier Piñero, o segundo com apenas um ponto de diferença.
A terceira posição ficou nas mãos de Miguel Rodrigues, com Filipe Paiva a fechar o lote dos classificados, este a recuperar ainda de uma lesão que não lhe permitiu enfrentar os obstáculos da melhor forma.

Trial -podio-pacos-de-ferreira-15052016

 

Nos Consagrados foi Manuel Teixeira quem venceu, ele que venceu na semana anterior a sua classe no Enduro de Valpaços, levando a melhor sobre Rita Vieira depois de penalizar apenas um ponto em cada uma das quatro voltas. Rita Vieira ficou com a posição intermédia de pódio, com Leonardo Coimbra a ser o terceiro classificado depois de uma intensa luta com Henrique Raposo, com ambos a terminarem separados por apenas um ponto.
Na Promoção foi Mariana Afonso a vencedora, com vantagem clara face a Duarte Lopes e Mariana Valente, cabendo ao estreante Paulo Ballas Júnior a primeira posição entre os Iniciados que, à semelhança dos Infantos competem com motos eléctricas. Leonor Moreira foi a segunda classificada na classe, seguida por Dinis Sá. Nos Infantis a vitória sorriu a Miguel Garcia na frente de Madalena Moreira e Matias Mesquita.
A segunda prova do campeonato nacional de Trial está agendada para o dia 26 de Junho em Serpins.

 

Classificações
Elite

1º Diogo Vieira – Beta com 22 pontos

2º Javier Piñero – Gas Gas com 23

3º Miguel Rodrigues – JotaGas com 50

4º Filipe Paiva – Montesa com 160

Consagrados

1º Manuel Teixeira – Sherco com 4 pontos

2º Rita Vieira – Beta com 35

3º Leonardo Coimbra – Gas Gas com 69

4º Henrique Raposo – JotaGas com 70

5º João Borges – Gas Gas 121

Promoção

1º Mariana Afonso – Oset com 30

2º Duarte Lopes – Gas Gas com 59

3º Mariana Valente – Gas Gas com 140

Iniciados

1º Paulo Ballas Júnior – Oset com 8 pontos

2º Leonor Moreira – Oset com 15

3º Dinis Sá – Oset com 27

4º Martim Garcia – Oset com 38

Infantis

1º Miguel Garcia – Oset com 13 pontos

2º Madalena Moreira – Gas Gas com 22

3º Matias Mesquita – Oset com 41

Hobby

1º Manuel Estevez – Gas Gas com 8 pontos

2º Adrián Estevez – Sherco com 12
3º Miguel Ribeiro – Montesa com 33