Miguel de Oliveira na linha da frente na Malásia

Miguel de Oliveira na linha da frente na Malásia

Carrocel, Velocidade

Miguel de Oliveira na linha da frente na Malásia

O segundo dia em Sepang, na Malásia, que acolhe a 17ª ronda – a penúltima – do Mundial de Motociclismo, foi pautado pelo calor intenso. E a 3ª e última sessão de treinos do fim de semana foi um prenúncio do que a sessão de qualificação reservava, com sol e temperatura atmosférica a rondar os 30ºC.

Miguel Oliveira, piloto de 22 anos da Red Bull KTM Ajo, mais uma vez entrou em pista para mostrar um forte andamento,  conseguindo superar o tempo do FP1 com a marca de 2m06.698s e terminar com o 3º lugar da sessão e dos tempos combinados. O piloto de Almada rodou a sua KTM de uma forma imparável, num circuito que trilha pela primeira vez na categoria intermédia.

A sessão de qualificação teve um início bastante disputado. Com a escolha dos pneus mais macios usados toda a época, os pilotos do topo da tabela rodaram bem perto do recorde da pista e o jovem piloto português tirou de imediato da cartola uma volta rápida de 2m06.432s, a qual o colocou no 2º lugar, apenas atrás do líder do campeonato Franco Morbidelli, por 0.026s.  Com a temperatura do asfalto a continuar a aumentar, atingindo valores perto dos 60ºC, a evolução dos tempos ficou irremediavelmente comprometida. Os pilotos ainda tentaram melhorar o ritmo nos últimos minutos da sessão, mas uma série de quedas atestou a dificuldade das condições em pista, dando praticamente por encerradas as posições na grelha.

#44 Miguel Oliveira Senti-me muito bem hoje. Estou contente com esta 2ª posição e por voltar a estar novamente na 1ª linha da grelha de partida. Estamos mais consistentes do que em Phillip Island, mas é difícil prever o ritmo da corrida amanhã, imagino que seja um pouco mais baixo que o de hoje, porque na qualificação usamos pouco combustível e isso dá-nos um pouco mais de aderência, mas vamos ver como corre. A componente física certamente terá um papel na corrida, está tanto calor que é difícil saber o que esperar e torna-se bastante fácil cair porque perdemos muita aderência com estas temperaturas. Mas estou confiante para amanhã, vou dar tudo e aproveitar ao máximo a corrida”.

Miguel Oliveira parte assim de uma aguerrida 2ª posição da grelha de partida, para mais uma batalha no Grande Prémio da Malásia ao lado do homem da pole, Franco Morbidelli. A corrida realiza-se amanhã pelas 5h20, horário de Portugal Continental.

Qualificação

1 – Franco Morbidelli (Kalex) com 2:06.406

2 – Miguel Oliveira (KTM) com 2:06.432 (+0.026)

3 – Fabio Quartararo (Kalex) com 2:06.478 (+0.72)

4 – Alex Marquez (Kalex) com 2:06.511 (+0.105)

5 – Thomas Luthi (Kalex) com 2:06.593 (+0.187)