Márquez sagra-se Campeão mas é de Pedrosa a vitória em Valência

Márquez sagra-se Campeão mas é de Pedrosa a vitória em Valência

Carrocel, Velocidade

Márquez sagra-se Campeão mas é de Pedrosa a vitória em Valência

Márquez conquista o seu sexto título depois de uma corrida em que saíra de pista quando liderava e em que Lorenzo não obedeceu às ordens da Ducati.

É oficial, o campeão do Mundo 2017 é Marc Márquez. Pela sexta vez na sua carreira desportiva, pela quarta em MotoGP, e tudo isso com apenas 24 anitos, o que o torna no melhor piloto da história da sua idade. Chegou tal como ele é, tentando ganhar ainda que não lhe fosse necessário e pondo o coração nas mãos de todos os que assistiram à corrida da sua consagração no circuito Ricardo Tormo, também e especialmente aos 110.220 espectadores que encheram as bancadas.

Marc precisava apenas de estar entre os 11 primeiros classificados para garantir o seu quarto título do MotoGP, o piloto espanhol não teve tarefa árdua, este domingo. Com a Pole position assegurada, viria a terminar a prova em terceiro lugar. Para júbilo dos fãs espanhóis, o pódio de Valência teria o também espanhol Dani Pedrosa, no primeiro lugar, e o francês Johann Zarco, segundo classificado.

O italiano Andrea Dovizioso estava lá para também lutar pelo título. Não seria tarefa fácil pois precisava de ser o primeiro classificado na prova e dependia também de um baixo rendimento de Márquez. O piloto, entretanto, caiu e abandonou a última e decisiva etapa do Mundial.

Quanto a Dani Pedrosa, lganhou a batalha ao francês com uma grande última volta. Ultrapassou-o na travagem para a primeira curva e rumou à segunda vitória do ano. Com o feito, leva de também de vencida a batalha com Rossi pelo quarto lugar da classificação no Campeonato.

O jovem espanhol de que todos tanto falam hoje é dono dos títulos de 2013, 2014 e 2016 sendo, portanto, o mais jovem tetracampeão de MotoGP. Junta-se, assim, aos britânicos Geoff Duke, John Surteed e Mike Hailwood e ao norte-americano Eddie Lawson, detentores também de quatro triunfos.

Classificação: