Mais um pódio para Sébastien Loeb no WRX

Mais um pódio para Sébastien Loeb no WRX

Carrocel, Ralicross

Mais um pódio para Sébastien Loeb no WRX

Acabou por ser um fim-de-semana de altos e baixos para o Team Peugeot Hansen durante a sexta ronda do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross 2017, disputada em Hell, na Noruega. Contudo, Sébastien Loeb inverteu o sentido das coisas, garantindo mais um terceiro lugar para o PEUGEOT 208 WRX 2017, o que acontece pela quarta vez esta temporada.

 

  • A Ronda 6 disputada na Noruega teve um início algo complicado, com os dois PEUGEOT 208 WRX de 2017 a trocarem de motor, optando por alinhar com o propulsor anterior em vez da unidade mais evoluída como medida de precaução depois de um dos seus parâmetros não ter correspondido às expectativas. No caso do carro de Timmy Hansen, esta alteração foi decidida após os treinos livres de sexta-feira, tendo sucedido o mesmo com o carro de Loeb no sábado.

 

  • Para Timmy Hansen, a jornada quase terminou na Q3 quando o piloto sueco colidiu com uma barreira de cimento durante a primeira volta da sessão. Hansen saiu ileso mas o seu PEUGEOT 208 WRX sofreu danos significativos na parte dianteira. O excelente trabalhos dos mecânicos do Team Peugeot Hansen fez com que o carro ficasse pronto a tempo de entrar na Q4, um esforço que foi recompensado pela passagem de Timmy à final!

 

  • Três dias depois de ter terminado os exames escolares, Kevin Hansen rubricou uma série de excelentes resultados ao volante do seu PEUGEOT 208 WRX de 2016. Foi sexto na Q1 e quarto na Q4 igualando, assim, o seu melhor resultado em qualificação até à data (Loéhac, França, em 2016).

 

  • Com a primeira metade da temporada cumprida, o Team Peugeot Hansen ocupa o segundo lugar na classificação provisória por Equipas. A próxima jornada será disputada “em casa” dos Hansen, ou seja, na Suécia, mais precisamente em Höljes, a 1 e 2 de Julho.

 

Ecos do paddock

Kenneth Hansen, Director de Equipa

“Merecemos inteiramente este lugar no pódio! Este fim-de-semana, fomos rápidos desde o início e, apesar de alguns contratempos, nunca baixámos os braços. Depois da confusão entre o Timmy e o Solberg na Q3, confesso que não sabia se este carro iria ficar pronto a tempo da Q4, mas os mecânicos fizeram mais um trabalho de primeira ao conseguir reparar tudo em pouco mais de uma hora. Isso permitiu ao Timmy a qualificação para as meias-finais, e depois para afinal, onde se junto ao Sébastien, que terminou com um lugar no pódio. Dadas as circunstâncias, há boas razões para estarmos satisfeitos com o desfecho final, muito embora os nossos objectivos se mantenham firmemente focados na vitória. Não andamos longe disso e vamos fazer tudo para estarmos no primeiro lugar do pódio na Suécia, daqui a três semanas.”     

 

Sébastien Loeb, Piloto do PEUGEOT 208 WRX #9

“Estou muito satisfeito por estar no pódio aqui em Hell. O meu fim-de-semana arrancou em força com o tempo mais rápido na primeira sessão de testes, mas depois acabei por perder terreno durante a fase de qualificação devido ao desenrolar das corridas. Fiquei aliviado quando as qualificações chegaram ao fim. Felizmente, consegui inverter o sentido das coisas com boas performances na minha meia-final depois na final. É um bom resultado mas sei muito bem que temos continuar a trabalhar a fundo. ”

 

Timmy Hansen, Piloto do PEUGEOT 208 WRX #21

“Se alguém me dissesse que ia estar na final depois do que acontecem na Q3, eu própria não teria acreditado. Porém, depois do meu acidente, todos os mecânicos fizeram um trabalho incrível, e foi o seu empenho que me permitiu sair daqui com mais alguns valiosos pontos para o campeonato e colocar ambos os nossos PEUGEOT 208 WRX de 2017 na final. No geral, não foi um fim-de-semana ideal, e é pena que assim tenha sido porque julgo ser suficientemente rápido para disputar um lugar no pódio. Infelizmente, fiz um pequeno erro que me custou alguns décimos de segundo que eram vitais.”

 

Kevin Hansen , Piloto do PEUGEOT 208 WRX #71

“Para mim, foi um fim-de-semana de altos e baixos em Hell. Comecei bem ao ficar em sexto na Q2, mas a alteração das condições meteorológicas não jogaram a meu favor. As coisas melhoraram com a pista seca no domingo e consegui ficar em terceiro na Q4! É o meu melhor resultado do ano e garantiu-me um lugar nas semi-finais. Infelizmente, a agitação na primeira volta da minha corrida impediu-me de me juntar ao Timmy e ao Sébastien na final, que era o meu objectivo.”

 

CLASSIFICAÇÕES – HELL (11 Junho 2017)

FINAL

  1. Johan Kristoffersson (Volkswagen Polo GTI)
  2. Andreas Bakkerud (Ford Focus RS)
  3.  Sebastien Loeb (PEUGEOT 208 WRX)
  4.  Mattias Ekstrom (Audi S1)
  5.  Timmy Hansen (PEUGEOT 208 WRX)
  6. Timur Timerzianov (Ford Fiesta)

 

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALICROSS 2017

Classificações após 6 provas:

PILOTOS

  1. Johan Kristoffersson (Volkswagen Polo GTI), 151 pontos
  2.  Mattias Ekstrom (Audi S1), 143 pontos
  3. Petter Solberg (Volkswagen Polo GTI), 134 pontos
  4. Timmy Hansen (PEUGEOT 208 WRX), 102 pontos
  5. Sébastien Loeb (PEUGEOT 208 WRX), 102 pontos
  6. Andreas Bakkerud (Ford Focus RS), 100 pontos
  7.  Ken Block (Ford Focus RS), 66 pontos
  8. Timo Scheider (Ford Fiesta), 58 pontos
  9.  Toomas Heikkinen (Audi S1), 55 pontos
  10.  Timur Timerzianov (Ford Fiesta), 52 pontos

 

EQUIPAS

  1. Volkswagen PSRX, 285 pontos
  2. Team Peugeot Hansen, 204 pontos
  3. EKS Audi, 198 pontos
  4.  Hoonigan Racing Division, 166 pontos
  5. MJP Racing Team Austria, 115 pontos
  6. STARD, 82 pontos

 

Photo Paulo Maria / DPPI