Lendário Hannu Mikkola é a estrela de cartaz do “Motorshow AutoClássico Porto 2017”

Lendário Hannu Mikkola é a estrela de cartaz do “Motorshow AutoClássico Porto 2017”

Carrocel, Clássicos

Lendário Hannu Mikkola é a estrela de cartaz

do “Motorshow AutoClássico Porto 2017”

A comemorar 15 edições plenas de sucesso, o “Motorshow AutoClássico Porto” vai contar, este ano, com a participação de Hannu Mikkola, um dos mais bem-sucedidos pilotos de ralis de sempre. O Campeão do Mundo de Ralis de 1983 promete muito espectáculo e adrenalina na Exponor, nos próximos dias 5, 6, 7 e 8 de Outubro!

O Motorshow AutoClássico vai já na sua 15ª edição e para premiar tão ilustre longevidade, a Xikane, entidade organizadora do evento, convidou, em 2017, Hannu Mikkola, uma das lendas vivas dos ralis internacionais!

Depois de Markku Alen (2007 e 2014), Timo Salonen (2008), Marc Duez (2008), Armindo Araújo (2008 e 2009), Didier Auriol (2010), Massimo Biasion (2011), Stig Blomqvist (2012), Juha Kankkunen (2015) e François Delecour (2016), chegou agora a vez de Hannu Mikkola vir abrilhantar, um dos mais reputados eventos do desporto automóvel ibérico.

Hannu Mikkola

Em 15 anos de Motorshow, o reconhecido piloto, precursor dos famosos “flying finishs” (“finlandeses voadores”), é o 10º “top driver” internacional a pisar o fantástico “palco” do evento, assumindo-se, desde já, como um dos principais animadores, entre os cerca de 65 pilotos que disputarão, ao cronómetro, o “Troféu Piloto Motorshow”.

Actualmente com 75 anos, o finlandês irá, por certo, ainda muito impressionar ou não tivesse sido um dos mais carismáticos ídolos dos amantes dos ralis, atravessando várias gerações, e conservando um impressionante currículo desportivo.

No Campeonato do Mundo de Ralis, Mikkola conquistou o título de Campeão do Mundo de Pilotos em 1983, ao volante de um Audi Quattro, mas, a par desse feito, inscreveu o seu nome no lugar mais alto do pódio de 18 ralis do WRC (em 277 participações), somando 44 pódios e 654 vitórias em provas especiais, a que juntou ainda outros assinaláveis marcos como sete vitórias no exigente Rali da Finlândia ou um triunfo no célebre Londres-Mexico Cup Rally, em 1970.

Ao longo de 30 anos no activo como piloto profissional de ralis, o reputado piloto finlandês representou oito construtores – Ford, Peugeot, Toyota, Mercedes, Audi, Mazda, Opel (GM) e Subaru – , mas foi com a Ford e a Audi que conseguiu alcançar maior destaque e gravar as melhores recordações na mente dos portugueses, que jamais esquecerão o célebre duelo que teve com Markku Alen na última noite de Sintra do Rali de Portugal de 1978, bem com as fantásticas vitórias no Rali de Portugal em 1979 (com um Ford Escort RS1800) e em 1983 (ao volante de um Audi Quattro).

Para além de Mikkola, prevê-se que muitos dos principais nomes do automobilismo nacional e carros que habitualmente participam nas mais diversas disciplinas do desporto automóvel se juntem à festa do “Motorshow AutoClássico 2017”, num evento que não para de granjear fãs e que, reconhecidamente, é já apontado como um dos melhores do género na Península Ibérica.

De salientar que as candidaturas para a participação no “Motorshow AutoClássico Porto 2017” já se encontram abertas e encerram a 22 de Setembro, podendo ser efectuadas através do email:motorshow.porto.xikane@gmail.com.