João Pereira vence Taça da Europa de Triatlo em Quarteira

João Pereira vence Taça da Europa de Triatlo em Quarteira

Carrocel, Triatlo

João Pereira vence Taça da Europa de Triatlo em Quarteira

João Pereira foi o grande vencedor da segunda etapa da Taça da Europa de Triatlo que se disputou este sábado, 1 de Abril, em Quarteira. O internacional português, quinto classificado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, confirmou o favoritismo à vitória final e selou a competição de forma categórica.

Com partida agendada para as 16h30 os triatletas masculinos alinharam na praia de Quarteira para iniciar a competição com o mar algarvio como pano de fundo. Presenteados com alguma ondulação marítima, todos os inscritos cumpriram 1500m de natação e lançaram-se para o segmento de ciclismo. Na frente da competição, os momentos iniciais da prova foram protagonizados por intermédio dos franceses Aurelien Raphael, Dorian Coninx, Anthony Pujades. Uma vantagem que se manteve nos primeiros kms do segmento de ciclismo mas que foi anulada pelo grupo perseguidor, liderado por João Pereira e que incluía Miguel Arraiolos e Pedro Gaspar.

Ao longo dos 40kms percorridos nas principais avenidas da cidade de Quarteira a luta pela liderança da prova foi intensa e pautou-se pelos constantes ataques e escolhas tácticas que se fizeram sentir. À saída para os 10kms de corrida finais João Pereira assumia uma posição dianteira na prova iniciou um duelo que se estendeu ao longo de todo o segmento. Dorian Coninx bateu-se com o português e os dois atletas revezaram-se na frente da competição, deixando para o último km a decisão da prova. João Pereira demonstrou a qualidade que o identifica como um dos melhores no mundo e surtiu um ataque que o isolou para a vitória na etapa. O espanhol Uxiu Abuin Ares cumpriu uma excelente ponta final e terminou a competição no segundo lugar. Delegando, dessa forma, Dorian Coninx para o último lugar do pódio masculino.

Miguel Arraiolos realizou uma prestação bastante sólida, mantendo-se no grupo da liderança no decorrer de toda a prova. Aquela que foi para o atleta a centésima prova internacional que contou ao serviço na nossa Selecção Nacional foi terminada na 9ª posição. Pedro Gaspar terminou a prova no 16º lugar.

Também em competição estiveram outros triatletas lusos que procuraram representar o nosso país ao melhor nível. João Ferreira foi 23º, André Dias 35º, Gil Maia 42º, Luis Lopes 50º, Miguel Fortunato 56º e Diogo Nobrega 60º.

David Luis cumpriu um dos melhores segmentos de natação da competição, saindo isolado no seletivo grupo da frente da prova, mas foi vitima de problemas técnicos na sua bicicleta e foi forçado a abandonar a competição. Alexandre Nobre, Bernardo Portela e Rafael Domingos também não terminaram a prova.

A competição feminina antecedeu a prova dos homens e foi, naturalmente, marcada pelo regresso de Vanessa Fernandes às competições internacionais.

Com um segmento de natação selectivo, Melanie Santos surgia na frente da corrida e estabelecia-se no grupo principal da prova, lado a lado com a principais candidatas à vitória final. Ao longo de todo o percurso de ciclismo o grupo da liderança aumentou a vantagem para as perseguidoras e deixou a conclusão da prova para o segmento final. Sophie Coldwell afirmou a sua intenção à conquista da prova e lançou-se para a corrida a encabeçar o grupo das favoritas. Ao longo dos 10km cumpridos no paredão de Quarteira a britânica cilindrou a concorrência e selou a competição com uma vantagem confortável. A sua conterrânea Georgia Taylor-Brown foi segunda e a russa Anastasia Abrosimova completou o pódio feminino no terceiro lugar.

Melanie Santos apresentou uma performance que lhe permitiu manter-se perto dos lugares cimeiros da corrida e terminou a prova na 8ª posição. Terminando o ciclismo no grupo perseguidor, Vanessa Fernandes iniciou o segmento final com a certeza de que teria de fazer valer a sua qualidade enquanto corredora. Cumpriu um percurso de trás para a frente e ultrapassou atletas até concluir na 13ª posição. Andreia Ferrum completou uma excelente prova em que se manteve ao longo de todo o ciclismo no grupo da frente e terminou no 19ª lugar.

Liliana Alexandre completou a prova no 27º lugar, Helena Carvalho foi 31ª e Ana Ramos terminou na 34ª posição.

A Taça da Europa de Triatlo de Quarteira continuou durante o dia de domingo com as competições dos escalões Júnior, onde mais dos nossos triatletas estiveram em acção.

“A data fica marcada pelo quinto ano do falecimento de António Jourdain. Um dos maiores responsáveis por dinamizar a nossa modalidade e pela partilha do conhecimento técnico que levou Portugal a inúmeras conquistas internacionais. António Jourdain deixou-nos a 1 de Abril de 2012 e as nossas condolências estão com a família e com todo o contributo que deixou para a nossa querida modalidade” lia-se no comunicado difundido pela Federação.