Incidente ensombra chegada a Hong-Kong

Incidente ensombra chegada a Hong-Kong

Carrocel, Vela

Incidente ensombra chegada a Hong-Kong

É com profundo pesar que a Volvo Ocean Race informa que a colisão entre o Vestas 11th Hour Racing, uma das equipas participantes na Volvo Ocean Race 2017-18 e um barco de pesca, resultou numa vitima mortal para a embarcação de pesca.

Em nome da Volvo Ocean Race e do Vestas 11th Hour Racing, enviamos as nossas mais profundas condolências aos familiares e amigos do falecido.”

O incidente ocorreu aproximadamente a 30 milhas do final da 4ª etapa, fora das águas de Hong Kong. A direcção da regata, na sede da Volvo Ocean Race em Alicante, foi informada da colisão pela equipa logo após o acidente, aproximadamente às 17:23 UTC na sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018 (01:23 hora local na manhã de sábado).

A equipa do Vestas 11th Hour Racing, em que nenhum elemento da tripulação sofreu ferimentos, emitiu uma chamada de emergência Mayday em nome da outra embarcação, alertando o Centro de Coordenação de Resgate Marinho de Hong Kong (HKMRCC) que realizou uma missão de busca e resgate.

O HKMRCC informou o Race Control, que uma embarcação comercial na área conseguiu resgatar nove tripulantes, e que um décimo membro da tripulação foi evacuado por helicóptero para o hospital. O HKMRCC confirmou posteriormente a morte do membro da tripulação evacuado.

A Volvo Ocean Race e o Vestas 11th Hour Racing, estão agora focados em fornecer todo o suporte necessário para os afectados por este incidente.

Todas as organizações envolvidas estão cooperar com as autoridades e apoiam plenamente a investigação em curso.