Ilmor melhora o motor Honda e põe a McLaren num dilema

Ilmor melhora o motor Honda e põe a McLaren num dilema

Carrocel, Formula 1

Ilmor melhora o motor Honda e põe a McLaren num dilema

Quando parecia que separariam definitivamente os seus caminhos em 2018 vêem a “lume” informações de Woking prevendo uma grande evolução graças à preciosa ajuda do assessor externo.

A Honda reconheceu que pecou pela soberba e prepotência na hora de “enfrentar” a tecnologia híbrida dos propulsores V6 Turbo da actual F1. Os japoneses, grandes especialistas no mundo dos motores, pensaram que rapidamente se colocariam à altura da Mercedes, Ferrari ou da Renault numa especialização que desconheciam nas corridas. Quase três anos depois, com a parceria com McLaren em ponto de ruptura iminente, decidiram pedir ajuda. Ou, melhor dizendo, aconselhamento. Recorreram a Mario Illien, engenheiro suíço com enorme experiência e reputação, que com Paul Morgan criou a sua própria empresa, a Ilmor.

Illien é um nome de referencia mundial que trabalhou, para além de na F1, no MotoGP e na Indycar… e é um autêntico gurú dos motores. De tal forma que em apenas uns meses a sua intervenção trás um salto qualitativo, verificados que estão os dados obtidos no banco de potencia, na próxima unidade de potência Honda da próxima temporada como afirma informação proveniente de Woking e a que o ‘motorsport’ inglês teve acesso. Boas noticias para a escuderia que venha a utilizar os propulsores nipónicos… que se está ainda para ver se será a McLaren.

A equipa de Fernando Alonso, pelas vozes de Zak Brown e de Éric Boullier, tinha praticamente decidido não renovar o contrato e fontes bem informadas asseguravam até que a negociação com a Renault ia já avançando depois de o acesso ao propulsor Mercedes e também ao Ferrari se ter mostrado muito difícil.
A McLaren está agora indecisa sobre qual o caminho a seguir já que da sua decisão dependerá, em grande parte, que a sua estrela asturiana decida continuar com eles já que Alonso afirmou que seja de que forma for quer um carro para ganhar.