É tempo de todas as decisões na Fórmula Ford Portugal

É tempo de todas as decisões na Fórmula Ford Portugal

Carrocel, Velocidade

É tempo de todas as decisões na Fórmula Ford Portugal

  • Decisão do campeonato com forte participação internacional
  • Os Campeões de Fórmula Zetec e de Rookies vão ser conhecidos no Estoril

O Autódromo Internacional Fernanda Pires da Silva vai estar de gala no próximo fim-de-semana, de sexta, dia 10, a domingo, dia 12, para definir os vencedores da edição deste ano da Fórmula Ford Portugal. As atenções estão centradas nas decisões da principal categoria, a Fórmula Zetec, em que Miguel Matos, Duarte Pires e Duarte Carvalho vão disputar o ceptro que nos dois últimos anos foi conquistado por José Pedro Faria e César Machado.

Esta classe tem conseguido a primazia nas corridas da Fórmula Ford Portugal, mas é preciso contar com o Super Tuga de Hugo Hernandez. Muito rápido e competitivo, não pode entrar nesta guerra, mas certamente vai baralhar as estratégias se estiver em condições de vencer corridas como aconteceu na penúltima ronda da temporada.

Miguel Matos lidera, com 170 pontos, enquanto Duarte Pires e Duarte Carvalho estão quase empatados. Pires soma 148 e Carvalho tem 147. Este último e Hernandez vão discutir o lugar de melhor rookie do ano. O piloto que corre com um Mygale da CRM Motorsport parte em vantagem. São 12 os pontos que separam primeiro e segundo nesta competição. Mas Hernandez está bastante rápido nesta segunda fase do ano e não vai baixar os braços.

Com muito sangue na guelra, todos estes pilotos já deram grandes espectáculos ao longo de 2017. Isso está praticamente garantido para as duas corridas marcadas para o Estoril. A última ronda da Fórmula Ford vai ter uma grelha mais internacional, à semelhança do que aconteceu na jornada de Portimão. Em vez de partilharem a pista com pilotos franceses, as equipas portuguesas vão ter de o fazer com carros pilotados por concorrentes ingleses.

Nota, ainda, para os impressionantes e muito bem cuidados Fórmula Kent que vão ser pilotados, como é habitual, por gentlemen drivers que além de se divertirem em competição, homenageiam a história do desporto automóvel ao manterem estes carros em prova, incluindo o regresso do campeão do ano passado, António Santos Mendonça, que se irá bater com os Fórmula Ford ingleses.

Diogo Ferrão, da RaceReady, entidade que organiza a Fórmula Ford Portugal, destaca a competitividade e o elevado nível da competição em 2017. “Queremos fechar com chave de ouro uma temporada que tem sido fabulosa. O líder da classe Zetec mudou após cada prova. Os principais campeões só vão ser conhecidos na derradeira prova e assistimos, ao longo da época, a confrontos extremamente aguerridos. As últimas corridas foram impróprias para cardíacos e não tenho dúvidas que com tanto em discussão, as do Estoril vão ser bastante apimentadas”, disse.

Lista de Inscritos: 

Programa Fórmula Ford Portugal – Estoril

Sexta-feira, dia 10 de Novembro de 2017

13h00 – 13h20 – Treinos livres

15h25 – 15h45 – Qualificação

Sábado, dia 11 de Novembro de 2017

10h45 – 11h05 – Corrida 1

Domingo, dia 12 de novembro de 2017

12h45 – 13h05 – Corrida 2