Dubai International Baja arranca a 09 de Março

Dubai International Baja 2017 arranca a 09 de Março

Carrocel, Destaque, Noticias, Quad, TT

Dubai International Baja 2017 arranca a 09 de Março

Na próxima quinta-feira, 09 de Março, a Dubai International Baja fará as honras de abertura da temporada da FIM Bajas World Cup com um dia de verificações administrativas e técnicas na Bab Al Shams Arena. Durante três dias, este elegante resort será o centro do evento com um bivouac, Parc Fermé, checkpoint e sala de imprensa.

Após este primeiro dia de verificações, os participantes recolherão os seus preciosos passes, o que lhes permitirá estar presentes no início da corrida na manhã seguinte pelas 08h30.

Na sexta-feira, 10 de Março, os participantes nesta primeira Baja FIM do ano rumarão para o deserto, para disputar uma primeira especial de 91,66 km seguida por uma segunda de 82,24 km.

No sábado, 11 de Março, eles terão de enfrentar a terceira e última especial numa distância de 174,20 km antes de chegarem ao final desta Dubai International Baja, cujas paisagens de areia e sal irão, sem dúvida, permanecer gravadas nas suas memórias.

Para esta primeira edição da FIM Bajas World Cup, Mohammed Bin Sulayem e sua equipa prepararam um percurso requintado através do deserto de Al Qudra com pequenas dunas, grandes dunas e o Sabkha (Salar na América do Sul ou Chott no Sahara), grandes lagos de sal que se encontram mais ou menos secos e que são, por vezes, muito difíceis de lidar.

Trinta e oito pilotos entre motos e quads formalizaram as suas inscrições para este novo desafio: 27 na categoria FIM de motociclismo (450cc), 8 em FIM Quads, incluindo uma mulher, Camelia Liparoti (foto de capa), três juniores e três motos não FIM (+ 450cc).

A estrela da companhia é Sam Sunderland, o vencedor do Dakar de 2017, que vai participar na sua KTM, para se manter em forma, e sobretudo para mostrar o seu apreço aos Emirados Árabes Unidos onde ele vai ficar durante o ano. “Para ser franco, não fiz muito desde o Dakar“, diz ele, “e estou muito feliz em voltar a correr. Mas tenho andado muito com a moto no deserto, por prazer, e estou pronto para a Dubai International Baja!

Expectante pelo arranque da prova está também David McBride, da KTM, conhecedor e bem das provas do Médio Oriente, Mohammed Al Balooshi, também da KTM, herói local e o primeiro do seu País a ter participado no Dakar, o italiano Manuel Lucchese, em Yamaha, o alemão Tim Trenker e muitos mais.

Em Quad, a campeã italo-francesa Camelia Liparoti, em Yamaha, terá muito trabalho para ultrapassar Humaid Almashghouni, em Honda, montado no seu próprio veículo, e a jovem geração de quadriciclos, Fahad Al Musallam (Yamaha) do Kuwait, Brit Kyle Stockman (Yamaha) e Azamat Tleulessov do Cazaquistão, onde todos os três entraram na categoria FIM Bajas World Cup Junior.