Duarte Brás e Vasco Vilaça no pódio masculino da Taça da Europa de Triatlo

Duarte Brás e Vasco Vilaça no pódio masculino da Taça da Europa de Triatlo

Carrocel, Triatlo

Duarte Brás e Vasco Vilaça no pódio masculino

da Taça da Europa de Triatlo

Duarte Brás e Vasco Vilaça foram os grandes protagonistas da etapa júnior da Taça da Europa de Triatlo que decorreu na manhã de ontem, dia 2 de Abril, em Quarteira. Os dois atletas ocuparam o segundo e o terceiro lugares do pódio, respectivamente, e demonstraram a qualidade e o potencial que os nossos atletas representam.

Depois da prova de sábado e motivados pela conquista de João Pereira na prova das elites foi a vez dos jovens atletas mostrarem o seu valor e a sua ambição na cidade algarvia. Os homens alinharam às 10h na praia de Quarteira para se lançarem aos 750m de natação que deram início à competição. No final do segmento surgiram em destaque Vasco Vilaça, José Vieira e Ricardo Baptista que, juntamente com atletas de outras nações, integraram o grupo da liderança no segmento de ciclismo. Ao longo dos rápidos 20kms percorridos nas avenidas da cidade o grupo da frente ganhou unidades e lançou-se compacto para a corrida no belíssimo paredão de Quarteira. Rapidamente as diferenças fizeram-se sentir e os atletas começaram a distanciar-se na procura dos lugares cimeiros da prova. O espanhol Alberto Gonzalez Garcia confirmou ser um dos favoritos à vitória final da competição e, com o melhor parcial de corrida, venceu a prova. Duarte Brás e Vasco Vilaça desempenharam excelentes prestações em todos os segmentos e foram constantes desafiadores da liderança da prova. Cortaram a meta na segunda e na terceira, respectivamente, e encerraram um pódio ibérico na competição. Tiago Fonseca, com uma grande performance completou a prova no quarto lugar.

Ricardo Baptista foi 9º classificado e Tiago Pinto 13º. Em competição estiveram também outros valores do triatlo nacional que cumpriram a sua representação da melhor forma. José Vieira foi 20º, Alexandre Ribeiro 35º, Guilherme Pires 38º, Miguel Baltazar 45º e Bernador Aguiar terminou na 47ª posição.

Pouco mais de um hora antes teve lugar a partida para a competição feminina. Disputada nos mesmos palcos que a prova das elites e a júnior masculina, a competição recebeu triatletas de toda a Europa e procurou apresentar um desafio a todas.

Mais uma vez, as cores nacionais estiveram em destaque. Gabriela Ribeiro apresentou enorme qualidade desde cedo na competição e assumiu a liderança da prova à saída da natação. A par com a francesa Jessica Fullagar, a portuguesa lançou-se para o ciclismo com alguma vantagem sobre a concorrência. No decorrer do segmento o grupo da liderança ganhou algumas unidades e deixou a decisão da prova para a sua parte final. Após 5km de corrida Jessica Fullagar surgia como a grande vencedora da competição. Seguida de perto pela espanhola Lucia Toulouzan, segunda classificada, e pela francesa Lea Coninx que terminou na terceira posição.

Gabriela Ribeiro encerrou uma participação de forma bastante positiva e alcançou o 12º lugar da geral. Mariana Vargem foi 19ª classificada, Inês Baptista Pereira 27ª, Joana Miranda 31ª e Carolina Serra terminou na 32ª.

A Taça da Europa de Triatlo Júnior confirmou a enorme qualidade dos nossos atletas e das nossas equipas de formação. Apresentou válidos argumentos para o futuro da modalidade tanto a nível nacional como no panorama internacional e reafirmou Portugal como uma das maiores nações de Triatlo a nível europeu.