Depois da polémica das Grid Girls chegam os Grid Kids

Depois da polémica das Grid Girls chegam os Grid Kids

Carrocel, Destaque, Formula 1, Noticias

Depois da polémica das Grid Girls chegam os Grid Kids

A retirada das Grid Girls da F1 gerou grande polémica um pouco por todo o mundo. Como que para pôr um ponto final nessa polémica, a FIA anuncia que já no inicio da época veremos Grid Kids nas pistas de F1.

Não vamos nunca saber se este é um remendo feito à pressa ou se, de facto, tudo já estaria programado.

Certo é que, qual coelho saído da cartola, a Fórmula 1 copiou o conceito da Fórmula E e após o súbito anuncio da retirada das Grid Girls, por decisão unilateral da Liberty, surgem os Grid Kids numa decisão da FIA e como sendo um meio de aproximação de jovens praticantes de kart aos pilotos consagrados da categoria rainha.

Grid Kids – Fórmula E

A FIA terá, então, encontrado inspiração na Fórmula E para colmatar rapidamente a saída de pista das Grid Girls. De 2018 em diante, os pilotos de F1 vão ser acompanhados por jovens pilotos de kart durante as cerimónias que antecedem os GPs de F1. Os jovens serão, por sua vez, acompanhados pelos seus respectivos parentes mais próximos que terão acesso ao  paddock no dia de sábado.

Fazem as partes envolvidas saber que a iniciativa surge do esforço conjunto entre os actuais patrões da F1 e a FIA. A Federação Internacional promete, assim, trabalhar com as federações de cada país presente no calendário da competição por forma a seleccionar os jovens candidatos. A escolha poderá vir a ser feita através de mérito ou sorteio.

A F1 é o pináculo do automobilismo e sonho de qualquer jovem piloto que esteja a competir em campeonatos menores da pirâmide de monolugares da FIA, indo do kart à F1”, disse Jean Todt, presidente da FIA. “Ficamos orgulhosos por trazer esse sonho um pouco mais para perto desses futuros campeões, dando-lhes a possibilidade de ficarem perto dos seus heróis na grelha de partida. Para a FIA, esta é uma excelente iniciativa que traz um apoio adicional aos nossos membros nos seus esforços por expandir o automobilismo pelo mundo”, concluiu.

Para Sean Bratches, director comercial da F1 “Vai ser um momento extraordinário para esses jovens”. “Imagine como é ficar ao lado do seu herói, poder ver a preparação antes da corrida e passar uns minutos com eles antes da partida. Certamente uma experiência inesquecível para eles. É uma inspiração para continuar a pilotar, a treinar e aprender para perseguir o sonho de um dia lá estar [na grelha]”, completou.