Carlos Sainz lidera o Dakar com mais de uma hora de vantagem

Carlos Sainz lidera o Dakar com mais de uma hora de vantagem

Carrocel, Dakar, Destaque, Noticias

Carlos Sainz lidera o Dakar com mais de uma hora de vantagem

Carlos Sainz lidera o Dakar com mais de uma hora de vantagem sobre Nasser, o seu mais directo adversário.

Peterhansel partiu vários componentes do seu Peugeot e perdeu quase duas horas. O madrileno da Peugeot não só ganhou a etapa de Uyuni como ascendeu à liderança da prova sul americana.

O Dakar mais duro da América do Sul também levou a melhor sobre Stéphane Peterhansel, o único piloto que até hoje é apelidado pelo próprio nome da prova. Ao kilómetro 186 o seu Peugeot 3008 DKR Maxi embatia violentamente contra uma pedra quando efectuava uma ultrapassagem e os danos são bem visiveis tal como o os amortecedores e triângulo da suspensão estão literalmente na sucata. 30 minutos! Uma hora! Uma hora e 45 minutos. Uma espera infernal nas pistas da Bolivia, impotentes, até à chegada do seu compatriota, companheiro de equipa e amigo, Cyril Despres, o socorreu com as peças necessárias.

Mais à frente, Carlos Sainz. Venceu a etapa, lidera a classificação geral com mais de uma hora de vantagem sobre o mais próximo dos seus adversários, com um Peugeot implacável em velocidade mas vulnerável nos acidentes. A título de exemplo, Despres já sucumbiu ao inicio com um furo, Loeb encalhou numa duna e teve que abandonar e agora Monsieur Dakar, o piloto que nunca vai ao máximo e que trata por tu esta prova.

Sainz não poderia estar melhor, mas os antecedentes desta edição exigem a maior cautela. Lá mais atrás, muito longe, estão os Toyota de Al Attiyah que hoje foi terceiro, De Villiers que hoje foi segundo e de Ten Brinke. Un piloto destemido, um piloto muito seguro e um outro com menos experiencia. Mas ainda falta cheegar a Tupiza, a Salta, superar Fiambalá e Belén. Falta tanto Dakar que não é, de todo, o momento para que alguém tenha quaisquer ilusões a respeito do que quer que seja.

Quanto às equipas que integram portugueses, estão assim na classificação geral:
Boris Garafulic / Filipe Palmeiro (Mini) em 20º                        32H 24′ 46”
Carlos Sousa (Renault Duster), que é agora 21º                          33H 07′ 51”

 

CLASSIFICAÇÃO ETAPA 7:

1. C. Sainz (Peugeot) 4h24m43
2. G. De Villiers (RSu/Toyota) a 11:21
3. N. Al Attiyah (Qat/Toyota) 13:51