Campeonato da Europa de Lisboa gerou 2,5 milhões de euros de retorno mediático

Campeonato da Europa de Lisboa gerou 2,5 milhões de euros de retorno mediático

Triatlo

Campeonato da Europa de Lisboa gerou 2,5 milhões de euros de retorno mediático.
O Campeonato da Europa de Lisboa — Médis 2016 Lisbon ETU Triathlon European Championship —, que teve lugar no Parque das Nações entre 25 e 29 de Maio, saldou-se não só num sucesso organizativo e desportivo mas também de retorno mediático para o triatlo nacional, para Lisboa e para o nosso país.

Esta é a conclusão que se infere da análise dos números entretanto apurados referentes à divulgação na imprensa, online, televisão, rádio e redes sociais.

O retorno media estimado no período compreendido entre 15 de Fevereiro — quando foi apresentada a competição em conferência de imprensa nos Paços do Concelho de Lisboa — e o dia 7 de Junho, data limite estipulada para a recolha de dados, foi de cerca de 2,5 milhões de euros.

A cobertura mediática do evento que envolveu cerca de 2000 atletas foi feita através da presença de 60 jornalistas nacionais e internacionais, com a produção de 199 notícias nos meios nacionais. Em termos televisivos a RTP destacou-se ao assegurar quatro horas e meia de transmissão em directo, isto sem contabilizar reportagens em diferido e o trabalho de outras cadeias de televisão internacionais presentes, como a BBC e a CNN, a divulgação de imagens através da Eurovisão ou a exposição derivada da venda de direitos a canais de televisão em Espanha, França e Hungria.

De referir que também nas redes sociais, o impacto foi notório, com 140 publicações na página de Facebook da Federação de Triatlo de Portugal e da página dedicada à competição a terem um alcance total de cerca de 840 mil pessoas.

Neste capítulo, destaque para o vídeo viral de um triatleta alemão que, após ter sofrido um furo num dos pneus da bicicleta, completou o percurso descalço e com um discurso perfeitamente inspirador. Um feito que impactou cerca de 167 mil pessoas num total de mais de 70 mil visualizações e que foi destaque em alguns sites de referência da imprensa nacional.

O presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão, congratulou-se com mais estes indicadores do triunfo organizativo do Europeu de Lisboa:

“Fizemos uma aposta importante na organização deste campeonato e, especificamente na visibilidade das competições e na promoção de um “Triatlo para Todos”. Queremos que esta seja vista como uma modalidade acessível a todos, do praticante de alta competição ao atleta do quotidiano. Esta competição contribuiu decisivamente para promover o Triatlo, a imagem de Portugal como uma nação de Desporto, e Lisboa como uma capital de turismo desportivo. Estes números que agora possuímos são um sinal positivo do êxito dessa aposta e aos quais ainda teremos de juntar o impacto económico da visita de cerca de 1600 estrangeiros ligados exclusivamente a esta competição.”