Barreda Bort implacável

Barreda Bort implacável

Carrocel, Dakar

Barreda Bort implacável

Joan Barreda arrasa completamente e mantém intacta a vontade de triunfar ao impôr-se nas dunas de Tanaka.

O piloto espanhol, natural de Castellón, voou na quinta etapa do Dakar e conseguiu uma vantagem de “apenas” 15 minutos sobre o líder, Van Beveren.

Joan Barreda claramente que se superiorizou na que foi a etapa mais dura do sector peruano do Dakar 2018. Na tarde de ontem, Barreda Bort foi avisando que queria uma boa posição de saída para marcar a diferença nas últimas dunas, as de Tanaka, bem junto ao Pacifico. Arrancaram para a especial ainda de madrugada em San Juan de Marcona e o piloto da Honda foi implacável tendo liderado desde o primeiro WP para chegar ao final do segundo troço cronometrado com 10 minutos de vantagem sobre o seu mais imediato perseguidor, Matthias Walkner.

O terceiro foi o argentino Benavides, a cerca de 12 minutos do seu companheiro da Honda e grande favorito se a má sorte não lhe aparecer pelo caminho. E até mesmo entre os favoritos as diferenças nas etapas grandes são assinaláveis. A de hoje, quarta-feira, é exemplo disso e bem graças ao encadeado de montanhas e dunas durante cerca de 30 quilómetros.

Barreda Bort completou as especiais em menos de quatro horas para depois rumar a Arequipa numa ligação de quase 500 quilómetros, pelo que não chegará ao bivouac senão ao final da tarde. Van Beveren, da Yamaha, continua como líder, mas já tem Barreda no encalço, a 7 minutos.

Campeão do Dakar em 2016, Toby Price vai tentando recuperar e, perto do fim da primeira semana de prova, foi hoje o sétimo mais rápido da quinta etapa, à frente de Gerard Farres-Guell, também da KTM.

Amanhã, quinta-feira, a caravana do Rali Dakar deixa o Peru rumo à altitude, ou seja rumo à capital boliviana, La Paz, num dia que será certamente desgastante, de 313km cronometrados e 758km de distância total.

Classificação 5ª etapa (San Juan de Marcona – Arequipa)
1. Joan Barreda (Honda) 3h19:42

2. Matthias Walkner (Aut/KTM) a 10:26

3. Kevin Benavides (Arg/Honda) 12:20

4. Antoine Meo (FRa/KTM) 13:00

5. Adrien Van Beveren (Fra/Yamaha) 14:35

14. Laia Sanz (KTM) 27:29

Classificação geral
1. Adrien Van Beveren (Fra/Yamaha) 14h37:40

2. Kevin Benavides (Arg/Honda) a 1:00

3. Matthias Walkner (Aut/KTM) 1:14

4. Joan Barreda (Honda) 7:33

5. Xavier de Soutrait (Fra/Yamaha) 7:42

18. Laia Sanz (KTM) 57:50