Antonio Giovinazzi pronto para a pista com a Haas F1 Team

Antonio Giovinazzi pronto para a pista com a Haas F1 Team

Carrocel, Formula 1

Antonio Giovinazzi pronto para a pista com a Haas F1 Team

O Terceiro Piloto da Scuderia Ferrari Pilota o VF-17 a Partir de Silverstone

António Giovinazzi, o terceiro piloto da Scuderia Ferrari no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1, ganhará experiência na Fórmula 1 com a Haas F1 Team, assumindo os comandos do VF-17 em sessões de treinos-livres de sexta-feira em sete Grandes Prémios de 2017.

O piloto de 23 anos de Martina Franca, Itália, pilotou um carro de Fórmula 1 este ano, quando substituiu o lesionado Pascal Wehrlein na Sauber durante a primeira semana de testes de Inverno no Circuit de Barcelona – Catalunya e, posteriormente, durante o Grande Prémio da Austrália e o Grande Prémio da China.

Giovinazzi inicia a sua série de treinos-livres com a Haas F1 Team a 14 de Julho no Silverstone Circuit, Inglaterra, fazendo parte do programa do Grande Prémio da Grã-Bretanha. Regressará ao VF-17 a 28 de Julho em Hungaroring, na primeira sessão de treinos-livres do Grande Prémio da Hungria, a 1 de Setembro no Autódromo Nazionale di Monza, durante o Grande Prémio de Itália, a 29 de Setembro no Sepang International Circuit durante o Grande Prémio da Malásia, a 27 de Outubro no Autódromo Hermanos Rodríguez durante o Grande Prémio do México, a 10 de Novembro no Autódromo José Carlos Pace durante o Grande Prémio do Brasil e a 24 de Novembro no Yas Marina Circuit durante o Grande Prémio de Abu Dhabi.

O piloto da Haas F1 Team, Kevin Magnussen, cederá o seu lugar em seis sessões de treinos-livres, ao passo que Romain Grosjean cederá o seu carro a Giovinazzi durante a primeira sessão do México.

Num ano que já se mostrou cheio de oportunidades, estou orgulhoso por ter outra com a Haas F1 Team”, disse Giovinazzi, que alcançou a Fórmula 1 este ano, depois de uma boa campanha de estreia no Campeonato FIA de Fórmula 2 de 2016 (anteriormente conhecido como GP2), que o viu terminar no segundo posto, seguindo o seu colega de equipa, Pierre Gasly. “Ser o terceiro piloto da Scuderia Ferrari é obviamente um bom lugar, e estas sessões de sexta-feira com a Haas F1 Team dar-me-ão tempo de pista para me manter em forma. Poderei aplicar o que aprendi no simulador em condições de corrida. Estou orgulhoso pela Ferrari e a Haas acreditarem em mim e agradecido pelo tempo de pista que o Kevin e o Romain estão a partilhar comigo”.

Como muitos dos pilotos que chegaram à Fórmula 1, Giovinazzi mostrou talento no karting. Venceu em todos as categorias em que competiu, conquistando múltiplos campeonatos, tendo sido o mais recente o WSK Master Series – KF2 de 2011. Giovinazzi deu o salto para os monolugares. Continuou a sua senda vitoriosa, assegurando seis vitórias a caminho do título da Formula Pilota China, triunfando, paralelamente, em duas corridas da Fórmula ACI-CSAI Abarth Euroseries. Giovinazzi subiu ao Campeonato Britânico de Fórmula 3 em 2013, vencendo duas corridas e terminou no segundo posto do Campeonato de Pilotos. Em 2014 e 2015 disputou o Campeonato Europeu FIA de Fórmula 3, ganhando oito corridas – duas em 2014 e seis em 2015. Depois de terminar em sexto em 2014, em 2015 foi Vicecampeão. Giovinazzi graduou-se na GP2 Series em 2016 e terminou em segundo no rebaptizado Campeonato FIA de Fórmula 2, assegurando cinco vitórias e mais três pódios. Com uma temporada de estreia tão positiva, Giovinazzi foi contratado pela Scuderia Ferrari como terceiro piloto, juntando-se ao tetracampeão mundial Sebastian Vettel e ao Campeão Mundial de 2007 Kimi Raikkonen.

António Giovinazzi assegurou um bom conjunto de experiência de Fórmula 1 durante as duas corridas que disputou com a Sauber, este ano, e estas sessões de sexta-feira com a nossa equipa permitir-lhe-ão desenvolver-se um pouco mais”, disse Guenther Steiner, o chefe de equipa da Haas F1 Team. “Ele é muito valorizado pela Ferrari e teve o ano passado uma boa temporada da Fórmula 2. É uma boa oportunidade para ele e estamos satisfeitos por a poder proporcionar. Temos também que agradecer ao Kevin e ao Romain por, graciosamente, partilharem os seus respectivos carros com o António”.

Photo: Sam Bloxham/GP2 Series Media Service