Antes da Volvo Ocean Race 2017-2018

Antes da Volvo Ocean Race 2017-2018

Carrocel, Destaque, Noticias, Vela

Antes da Volvo Ocean Race 2017-2018

Dos oito barcos da frota sete ainda estão em Lisboa, e a partir do meio de Agosto até ao início de Outubro por cá vão andar novamente!

Etapa Zero – O que significa?

Provavelmente este termo já lhe é familiar, mas afinal o que significa?
Pois que é muito simples – Etapa Zero e Prologo são uma série de corridas que animam e criam actividade numa fase que antecede a corrida em si para os elementos que compõem a frota de 2017-18.

A organização substituiu a anterior prova de qualificação obrigatória de 2.000 milhas e, embora a distância a percorrer seja semelhante, esta nova regra é muito mais vantajosa para as equipas ao nível de treino da tripulação a bordo.

Desta vez, e também uma novidade, a Etapa Zero e o Prologo serão corridas disputadas por toda a frota participante. Elas são da maior importância para skippers e tripulações porque são a última oportunidade, antes da grande prova, de estudarem os adversários e poderem delinear as suas estratégias em função.

Phil Lawrence, Race Director
As tripulações poderão ver e estudar os seus adversários e respectivas estratégias de posicionamento de tripulações e terão de ser argutos e aproveitar a oportunidade para ensaiarem tanto quanto possível em condições de prova antes do inicio da Volvo Ocean Race em Outubro próximo.

Então qual é o plano? Portanto, a etapa Zero consiste numa série de corridas, a começar em Cowes Week na Ilha de Wight e a terminarem no Volvo Boatyard em Lisboa, Portugal.

Etapa Zero e Prologo datas-chave:

02 de Agosto: Cowes Week Round Isle of Wight Race
06 de Agosto: Rolex Fastnet Race starts
09 de Agosto: Rolex Fastnet Race ETA
10 de Agosto: Fleet departs Plymouth
11 de Agosto: Fleet arrives in St Malo
13 de Agosto: Fleet departs St Malo
16 de Agosto: Fleet ETA in Lisbon
18 de Setembro: Assembly Period begins in Lisbon
30 de Setembro: Assembly Period ends in Lisbon
08 de Outubro: Prologue Race Lisbon–Alicante begins
12 de Outubro: Prologue Race ETA Alicante

A frota vai competir na Round Isle of Wight Race, como parte da Triple Crown na Cowes Week, na quarta-feira 02 de Agosto, antes de partir para a Rolex Fastnet Race, organizada pelo Royal Ocean Racing Club (RORC) que começa no domingo 06 de Agosto “, acrescentou Phil.

Isso levará cerca de três dias para ser concluído e depois os barcos estarão de volta a Plymouth na quarta-feira 09 de Agosto, onde passarão a noite, antes de ter inicio uma corrida até Lisboa, Portugal, na quinta-feira, 10 de Agosto“.

Mas a frota não irá directamente para o Estaleiro Naval em Lisboa. Num autêntico bónus para fãs franceses, os barcos vão dirigir-se a um dos hotspots de vela mais famosos de França.

Vamos visitar St Malo num curto pit-stop“, continua Phil. “Os barcos chegarão na sexta-feira à hora do almoço e haverá um curto e costeiro Pro-Am no sábado, antes que as tripulações zarpem no domingo, 13 de Agosto, para continuar a corrida até Lisboa“.

A próxima data obrigatória é o início do período de montagem, em Lisboa, na segunda-feira, 18 de Setembro. “O período de montagem dura cerca de duas semanas e é um tempo valioso para o Boatyard, pois eles poderão tirar todos os barcos da água, com a ajuda de uma grua, e concluir todos os detalhes e verificações de segurança antes da grande partida“, acrescenta ainda Phil.

Enquanto isso, as tripulações completarão um curso obrigatório de sobrevivência no mar e um workshop médico. Haverá vários outros workshops e diversos cursos que serão ministrados por alguns fornecedores de equipamentos e relacionados com diferentes áreas do barco.”

No domingo, o8 de Outubro, começa o Prologo, que é um sprint não pontuável de Lisboa a Alicante. Deve levar às equipas em torno de três ou quatro dias para chegar, então o ETA actual é quinta-feira 12 de Outubro.”

A frota vai disputar uma In-Port Race em Alicante no sábado 14 de Outubro, antes da corrida em si que começa no domingo 22 de Outubro.