65 pilotos recusam correr o Nacional de Karting no Circuito Fernando Alonso

65 pilotos recusam correr o Nacional de Karting no Circuito Fernando Alonso

Carrocel, Karting

65 pilotos recusam correr o Nacional de Karting no Circuito Fernando Alonso

Tudo em suspenso. As redes sociais foram o meio utilizado por 65 pilotos, com os seus respectivos pais e chefes de equipa, para comunicarem publicamente a sua intenção de não disputar a segunda prova pontuável da temporada do Nacional de Karting espanhol no Circuito Fernando Alonso.

O “meeting”, previsto para o próximo fim de semana, significaria a estreia da pista, em Llanera, do piloto asturiano no Campeonato Nacional. A medida tomada por estes pilotos e pelas suas respectivas equipas vem em consequência directa do trágico acidente ocorrido na passada semana e que vitimou Gonzalo Basurto, um jovem piloto de 11 anos inscrito no regional asturiano.

A informação, recolhida pelos companheiros do “El Comercio de Asturias”, publica as declarações de Carlos López, um dos impulsionadores desta medida. Informa que não correrão no circuito de Fernando Alonso “até que não melhorem as medidas de segurança do circuito”, e acrescenta “Procuramos segurança, nada mais. Eu sou o primeiro a querer que se corra, mas não nas condições que temos agora”.

O núcleo dos conflitos e que estão sob análise são o muro que há no final da recta e a altura dos pianos. Cabe aqui recordar que a Real Federación Española de Automovilismo abriu um processo de investigação após a morte de Basurto e anunciou, em comunicado, há alguns dias que: “O acidente foi resultado de um toque fortuito entre dois karts, entre as curvas 2 e 3 do traçado, e que em consequência do mesmo, o kart pilotado por Gonzalo Basurto saiu projectado para cima, iniciando um vôo e caindo em posição invertida sobre o asfalto da pista. Desta maneira, se determina que a única causa do acidente foi o contacto entre ambos os karts”.

Em consequência, não existe qualquer tipo de causa ou razão que justifique a decisão de adiar a realização da prova do Campeonato de España de Karting, cuja realização está marcada para os próximos dias 5, 6 e 7 de Maio no mencionado “Circuito Fernando Alonso”, está lavrado como resultado final da investigação.

Durante a próxima semana esclareceremos as dúvidas quanto a se se celebrará, ou não, a segunda prova do Nacional de Karting de España. Se estes 65 pilotos envolvidos nesta polémica decidirem não competir, o campeonato veria mais de metade dos seus inscritos fora da pista na jornada asturiana.