2017 Cascais Dragon World Championship

Carrocel, Vela

O Dragon World Championship é, normalmente, um evento atrativo com muitos participantes e, este ano em Cascais, não é exceção, com a presença de 70 barcos de 19 países. Este ano, conta também com um leque alargado de velejadores da divisão Corinthian.

Além dos extraordinários momentos competitivos que passam no mar os velejadores e acompanhantes podem desfrutar de um fantástico programa social que começou com uma receção de boas-vindas, o jantar de gala na quinta-feira 15 de junho e a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores que se realizará no dia 17 de junho. Todos os dias, os velejadores podem usufruir de uma “happy hour after race”.

No terceiro dia, o início da 1ª regata foi antecipado para as 12.00 e o evento começou com uma brisa de 12 nós de NW, uma temperatura de cerca de 33 graus.

Mais duas regatas disputadas e após a primeira, foi vencedor o Sophie 3 de Hugo Stenbeck e a sua equipa, com o portugues Bernardo Freitas e Martin Westerdah. Em segundo lugar, o PowWow de Michael Zankel tripulado pelo português Pedro Andrade e Charles Nankin. Em terceiro lugar o Desert Eagle de Hendrik Witzmann, o português Henrique Anjos e Markus Koy. Um excelente dia para os portugueses!

A segunda regata foi conquistada pelo Drago de José Sotto Mayor Matoso e a sua equipa Gustavo lima e Federico Melo, à frente do lider da prova, o Provezza de Andy Beadsworth. Em terceiro ficou o PowWow de Michael Zankel.

Até agora, 5 regatas disputadas em três dias e a equipa turca do Provezza, permanece no 1º lugar da geral com 18 pontos. Annapurna de Anatoly Loginov, tem a sua posição com 25 pontos e na terceira o Bunker Prince de Braslavets Yevgen com 37 pontos.

Na divisão do Corinthian, destinada às tripulações 100% amadoras, o líder é o Sueco Still Crazy de Stefan Winberg com 24 pontos. O Desert Holy of Stephan Link lidera a divisão Masters, onde as tripulações são constituídas por velejadores com idade superior a 50 anos.

Para amanhã, mais duas regatas estão agendadas às 12.00 (Hora local) com a previsão de sol e ventos fortes. A prova continua até sábado com um total de dez regatas agendadas.

O Campeonato Mundial de Dragão de Cascais é uma iniciativa da Dragopor a Associação Portuguesa da Classe Dragão, entidade que representa a classe junto dos organismos internacionais e nacionais e que, em devido tempo, submeteu à IDA – International Dragon Association a candidatura para a organização do evento em Portugal, tendo convidado o Clube Naval de Cascais para ser o clube organizador. Por sua vez, o CNC conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cascais e do Turismo de Portugal e com o apoio do Casino do Estoril, Hendricks, Sagres, Vista Alegre, Leitão e Irmão, Holmes Place e Simões e Gaspar. Conta com o apoio de JC Decaux, TVI24 e Rádio Comercial, como parceiros de media e com a Certificação da Sailors for the Sea.